Portugal escapa a recessão

Publicada por José Manuel Dias


O Produto Interno Bruto (PIB) português terá crescido 0,7% no terceiro trimestre deste ano, face ao período homólogo de 2007, conforme mostram as estimativas rápidas avançadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).Eudora RibeiroDe acordo com os mesmo dados, a economia portuguesa terá registado um crescimento nulo, entre Julho e Setembro, em comparação com o trimestre anterior, quando cresceu 0,3%.
Este comportamento fica em linha com as estimativas da maior parte dos economistas ouvidos pelo Diário Económico, que esperavam que os dados do INE revelassem hoje uma estagnação da economia, apontando para uma variação entre um crescimento de 0,1% e uma contracção de 0,5%, em termos trimestrais.
Já ao nível da variação homóloga, os peritos apontavam para um crescimento da economia portuguesa entre 0,6% e 0,8%, entre Julho e Setembro.
A economia portuguesa resiste assim a um cenário de recessão técnica, que consiste na retracção do PIB durante dois trimestres consecutivos, e também ao cenário de contracção que já se verifica em vários países da Zona Euro.
Fonte: Diário Económico, aqui.
O Público prefere um título "aterrador": "Portugal estagna no 3º trimestre", baseando-se no crescimento nulo no 3º trimestre. Desvaloriza, no entanto, que o conjunto de países da Zona Euro regista um crescimento negativo de 0,2%. Neste contexto, poder-se-á dizer que Portugal está a resistir muito bem.

0 comentários: