Bons exemplos

Publicada por José Manuel Dias


Manuel Madaíl, empresário e ex-autarca, está a construir um lar de idosos para oferecer à população de Aradas, uma freguesia de Aveiro. O apoio deverá estender-se aos estudantes e às mães solteiras.
Um empresário de Aveiro vai oferecer um lar da terceira idade à população de Aradas, a freguesia onde nasceu e onde foi presidente da Junta de Freguesia, entre 1976 e 2001. Manuel Madaíl, 75 anos, o mecenas de que falamos, está a investir 1,5 milhões de euros num equipamento inexistente em Aradas. Quarenta idosos vão beneficiar da nova infra-estrutura, dotada de lar, centro de dia e apoio domiciliário, já visível junto ao cemitério de Aradas.
Estaria a ser egoísta se nada fizesse pelos outros tendo para isso possibilidades", justifica. Manuel Madaíl vai entregar a gestão do lar à "paróquia". A única coisa que exige é que haja "justiça nas admissões".
Manuel Madaíl gosta de trabalhar no anonimato (recusou ser fotografado) e raramente aparece em acontecimentos públicos apesar de ser um dos mais respeitados e cotados empresários de Aveiro.
Fonte: Jornal de Notícias aqui.
A sociedade civil pode ter um papel mais relevante do que aquele tem tido, constituindo-se como o vértice de um triângulo que tem o Estado e o Mercado como parceiros. Importa, no entanto, que casos como o deste empresário frutifiquem. Valores e princípios podem ter tradução prática.

4 comentários:

  1. A.J.Faria disse...

    É extrememente louvável atitudes desta natureza, onde se vem provar que é possível conciliar investimento com acção social neste país.
    Uma excelente notícia, sem dúvida!

  2. gama disse...

    Exemplar.

  3. sofialisboa disse...

    ainda bem que ainda há pessoas assim.

  4. Vanda disse...

    Louvavel pelo acto, pela humildade e pela obra, que adivinho, será de uma vida...

    Numa sociedade ideal, todos deveríamos contribuir mais.