A estratégia do escorpião

Publicada por José Manuel Dias


O escorpião, como não sabia nadar, sugeriu a um sapo que atravessasse o rio levando-o a ele de boleia nas suas costas. O sapo a princípio ficou desconfiado, pois temia receber uma ferroada, mas pensou que isso seria impossível, pois assim ambos morreriam, já que o escorpião necessitava dele para chegar ao outro lado da margem.
Quando estavam no meio do rio, o escorpião sem conseguir controlar-se lança uma ferroada no sapo e este ao perceber que estava a morrer, pergunta:- Mas porquê, assim também vais morrer?Ao que o escorpião respondeu:- Não me consigo controlar, é da minha natureza.
Lembrei-me desta velha fábula a propósito desta notícia do DN, aqui. Alguns acreditaram que as reuniões entre os sindicatos e Ministério da Educação podiam resolver o impasse na avaliação de desempenho dos professores. De facto, pouco ou nada avançou. O Ministério mostrou receptividade para negociar flexibilizando o modelo de avaliação mas os Sindicatos insistem que o Modelo deve ser suspenso e substituido -pasme-se! - pela auto-avaliação. Neste enquadramento torna-se difícil ter um diálogo sério porque uma das partes apenas está interessada em defender os seus interesses e sabe que é a conflitualidade que alimenta a sua força. Perdem os professores, que vêem degradada a sua imagem perante a opinião pública, como bem explica Henrique Monteiro no Expresso desta semana, perdem os estudantes e perde o País.

0 comentários: