O governo regional da Madeira decidiu administrativamente, por portaria, avaliar com “bom” os professores em exercício no arquipélago. “Para todos os efeitos de avaliação do desempenho dos docentes contratados, de transição ao 6º escalão e progressão na carreira dos docentes do quadro, o tempo de serviço prestado nos anos escolares 2007/08 e 2008/09, considera-se classificado com a menção qualitativa de Bom”, determina o artigo 1º da portaria 165-A/2008, publicada a 7 de Outubro na II Série do Jornal Oficial da região. O segundo e último artigo adianta que “o presente diploma entra imediatamente em vigor”.
Fonte: Jornal Público, aqui.
Não é esta a avaliação que os bons professores desejam. Há que diferenciar desempenhos. Uma escola pública com qualidade exige avaliações sérias! Os sindicatos não protestam contra "este tipo de avaliação"? Admito que não. Afinal queixam-se que a avaliação obriga a "muita papelada", com esta avaliação só é preciso um papel: o da portaria 165-A!
O processo da ADD (Avaliação do Desempenho Docente) é de facto um tema controverso, e que atingiu extremos (ou radicalismos) preocupantes e até caricatos (como este aqui referido), derivado na minha opinião, essencialmente por falta de diálogo e de tempo para análise, ponderação, testagem e sua aplicação no terreno. O processo está a ser muito desgastante e talvez até nefasto. Particularmente tento acompanhar da melhor forma e com sérias dificuldades de imparcialidade.
Cumprimentos,
Filipe Silva.