Turismo: novos desafios

Publicada por José Manuel Dias


1. O secretário de Estado do Turismo entregou esta semana às regiões de turismo uma proposta da nova lei-quadro para o sector. O documento prevê a redução de 19 para apenas cinco entidades, coincidentes com as NUTS II.
A proposta de decreto-lei, a que a agência «Lusa» teve acesso, estipula a existência de cinco entidades «correspondentes às circunscrições territoriais das unidades territoriais de nível II (NUTS II), coincidindo com as regiões administrativas existentes em Portugal Continental, além das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve».
A notícia desenvolvida pode ser lida aqui.
2. A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) partilha as preocupações do Governo, considerando excessivo o número das actuais regiões de turismo.Para além disso, a associação também considera excessiva a «delimitação territorial sem critério objectivo, o modelo de gestão existente ineficiente, as competências inadequadas e o financiamento com insuficiente controlo».
Para ver notícia completa clicar aqui .
Uma mudança que se aplaude. São muitas as razões que justificam esta posição. Destaquemos apenas as seguintes: dimensão do país, olhemos para o mapa da península; oferta diversificada e experiências distintivas; economias de escala e imagem de marca das grande regiões, para oferta de valor. Recentemente, acompanhei uns amigos ao posto de turismo de Aveiro. A qualidade de atendimento foi, a meu ver, muito sofrível. A indústria do turismo é a indústria do futuro, devemos ser muito exigentes. Só o excelente é suficiente.

0 comentários: