Prémio Nacional do Professor

Publicada por José Manuel Dias


Um docente de Matemática de uma escola secundária de Aveiro recebeu hoje o Prémio Nacional do Professor, um galardão atribuído pela primeira vez para distinguir «aqueles que contribuem de forma excepcional para a qualidade do sistema de ensino». Com 35 anos de carreira, Arsélio de Almeida Martins, que lecciona na secundária José Estêvão, foi considerado pelo júri como «um exemplo de cidadania e um mestre no verdadeiro sentido do termo».
(.../...)
«Penso que sou um professor comum. O que me diferencia é sobretudo a participação cívica de que nunca abdiquei», afirmou o docente, em declarações aos jornalistas.
A notícia desenvolvida pode ser lida aqui. É com particular agrado que faço este post. É um professor da minha terra, lecciona na escola que frequentei ( à época designava-se Liceu Nacional de Aveiro) e afirma "Sou feliz por ser professor no meu país"." O reconhecimento do país é muito importante para a valorização do mérito e da excelência no ensino" disse a titular da pasta de Educação na cerimónia de entrega do prémio. Não podia estar mais de acordo.

1 comentários:

  1. Terra e Sal disse...

    Também fiquei contente Caro JMD.
    Conheço bem o Prof. Arsélio, homem bom e competente de uma simplicidade invulgar.
    Não consegue estar quieto, é um homem multifacetado, em constante "evolução"
    Nas "horas mortas" está sempre com um lápis e um caderno nas mãos, e, ou toma apontamentos possivelmente de ideias que lhe ocorrem, ou desenha "bonequinhos" que são autenticas obras de arte.
    É um homem desassossegado, estar descontraídamente sem fazer nada, para ele deve ser um sofrimento por essa perda de tempo.Vive tudo intensamente.
    Gosto de pessoas assim,ele, é esse "protótipo".
    Deixo estas palavras vazias de conteúdo mas guardo em mim o sentimento de admiração por um professor que sei gostar daquilo que faz, e que dá muito ao país distribuindo com entusiasmo pelos outros, os seus latos conhecimentos da ciência e da vida.
    Um abraço para ele.
    Cumprimentos e amizade para si.