Líder e gestor são a mesma coisa?

Publicada por José Manuel Dias


No livro “Measure of a leader”, os autores Aubrey C. Daniels e James E. Daniels, dizem-nos que um líder tem de ser capaz de inspirar aqueles que dirige a tomarem decisões difíceis a favor da Visão da Organização, mas também conseguir que persistam no tempo com esse tipo de decisões. Uma das questões em que os autores insistem, refere-se a que, em vez de registarmos as atitudes e comportamentos de quem lidera, porque não estudarmos o impacto de quem dirige em quem é dirigido e daí retiramos as conclusões necessárias?
Afirmam que, acima de tudo, é fundamental determinar se os dirigidos revelam, ou não, o envolvimento, o empenho, a cooperação e entreajuda, a preocupação com os outros e a capacidade de sacrifício pelo colectivo que todos sabemos de decisiva importância para que uma equipa, uma empresa ou um país tenham sucesso. Marcam também, de modo claro, a diferença entre o que é ser líder ou gestor. Segundo eles, a liderança foca-se na mudança, na criatividade e no gerir o inesperado. Enquanto a gestão, na estabilidade, no criar de hábitos, no refinar dos processos. À liderança cumpre-lhe introduzir a mudança necessária face à realidade em que se insere a equipa que dirige. A gestão, trata de rentabilizar o mais possível o potencial existente. A liderança, foca-se no exterior e translada para o interior da empresa aquilo que considerou importante registar. A gestão, centra-se no interior da empresa, nas actividades necessárias para fazer mover a organização na direcção pretendida. A liderança aponta para o futuro, para o desconhecido. Ajuda a ultrapassar a incerteza e a arriscar.
Jorge Araújo, no Diário Económico desta data, elenca as diferenças entre liderança e gestão, ver artigo completo aqui.

2 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Ser líder, implica ter um olhar mais lato sobre o objecto do seu trabalho, enquanto o gestor se preocupa essencialmente com aspectos concretos mais imediatos.
    Pode obviamente acontecer que, determinada pessoa possa ter estas duas características, mas isso não implica que líder e gestor tenha o mesmo significado.
    Abraço

    (o link está incorrecto.
    Palavra Entre Palavras, e não apenas Entre Palavras.)

  2. Cleopatra disse...

    Nem pensar.
    Pode coincidir a competência mas um LIder pode nunca conseguir ser um bom gestor e vice versa.
    Eu por exemplo considero-me lider. Nunca poderia porque não conseguiria, ser gestora.
    ;)