O "Presidente europeu"

Publicada por José Manuel Dias


José Sócrates é, desde as 00:00 de hoje, o novo presidente do Conselho Europeu, instância que reúne os chefes de Estado e de Governo da UE.
A escolha de um encontro com 27 jovens, um de cada país membro da UE, para abrir uma presidência europeia tem um carácter inédito, pois, por regra, arrancam com iniciativas mais formais. O tema escolhido para debate é " A tua Europa, o teu futuro" e os jovens participam actualmente no programa Erasmus da União Europeia, através do qual muitos milhares de de europeus já tiveram experiências de ensino em universidades de outros Estados da UE.
Desde hoje e até 31 de Dezembro próximo, a presidência do «bloco comunitário europeu», será assegurada por Portugal. Este grande acontecimento reforçará a visibilidade externa de Portugal durante os próximos seis meses e colocará o Governo de Portugal no centro de praticamente todas as decisões comunitárias, bem como nos mais importantes palcos de negociações internacionais. Esperamos que Portugal e os portugueses estejam à altura destas responsabilidades.

3 comentários:

  1. veritas disse...

    Olá!

    Nova casa, mais um recomeço.
    Assim se faz uma existência.

    Bjs. Boa semana.

  2. Al Berto disse...

    Viva:

    José Sócrates é, hoje por hoje, o único político português á altura dos desafios que se colocam a Portugal.

    Não se vislumbra, particularmente na oposição, alguém que se lhe possa comparar para o exercício da função.

    Um abraço,

  3. Lusófona disse...

    Olá! Obrigada pela visita :)

    Espero que cada cidadão seja consciente e lute pelo coletivo. Não podemos esperar sempre pelo governo, nós fazemos parte da política, afinal, eles (políticos) governam por nós e para nós.

    Penso que Portugal está a altura de qualquer responsabilidade, só não sei se vai aproveitar a oportunidade de evidenciar o seu melhor.

    Beijinhos e fica bem