5 Leituras

Publicada por José Manuel Dias


O Porfírio Silva, do Máquina Especulativa, lançou-me um desafio: dar a conhecer 5 livros a que tenha dedicado particular atenção, no passado recente. Antes de o fazer, gostaria, no entanto, de agradecer este repto, vindo de um amigo de longa data e que muito estimo. É uma oportunidade para reflectir sobre o que li e, de entre várias alternativas, escolher aqueles que, por razões diversas, justificam particular interesse.
1. A Minha Vida, de Bill Clinton, da Temas e Debates, é um livro que se vai lendo. Nas suas quase mil páginas, o antigo presidente da nação mais poderosa do mundo, conta-nos o seu percurso até à Casa Branca. Os sonhos da juventude, o encontro com a política, as batalhas eleitorais, os oitos anos da presidência, os reveses, os escândalos. A vida de um homem que marcou uma época.
2. Predadores, de Pepetela, Prémio Camões de 1997, da Dom Quixote. Um romance que se lê num "abrir e fechar de olhos" . Somos conduzidos a uma Angola pós Independência. Uma época, onde o oportunismo permite escalar os degraus da política e da finança, com o intuito de conseguir benefícios próprios e para a família.
3. O Sentimento de Si, de António Damásio, das Publicações Europa América que tenta dar resposta a questões tão simples como esta: como é que chegamos ao saber? Uma leitura fascinante.
4. O que é a Escolha Pública? De José Manuel Moreira e André Azevedo Alves, da Principia. Um livro que devia ser de leitura obrigatória para todos os políticos e candidatos a políticos. As falhas do mercado exigem novas respostas que evitem o repetir de erros do passado. Neste livro, os autores explicitam a" teoria da escolha pública" que consiste, em termos gerais, na "aplicação da análise económica à política".
5. European Dawn After the social model, de Johnny Munkhammar, Timbro Publishers. O autor deste livro, de nacionalidade sueca, relembra-nos que o estado social não tem condições para continuar a resolver os nossos problemas e alerta-nos para a necessidade urgente de promover reformas; indica-nos onde devemos intervir e porquê. Imperdível para quem pensa no futuro.
Era suposto indicar, agora, 5 bloggers para que dessem seguimento a esta corrente, onde gente que lê ( uma percentagem elevadíssima da população portuguesa, como todos sabemos...) fizesse a confissão de leituras passadas e/ou em curso. Não o vou fazer. Sou muito avesso a qualquer tipo de cadeia. Atrevo-me, no entanto, a formular um convite a todos os que nos visitam: escolham 5 livros e digam-nos porque recomendariam a sua leitura. E já agora, se não é pedir muito, deixem-nos a nota da vossa escolha. As férias estão à porta e, ainda, não fiz a escolha dos livros que vou levar.

5 comentários:

  1. mim disse...

    Cá estão as minhas sugestões de leitura. Alguns destes livros foram lidos há muito tempo, outros mais recentemente. Claro que a minha opinião é mascarada pela minha própria história, que fica guardada em cada livro que leio.
    - O amor em tempos de cólera, de Gabriel Garcia Marques. Li esta obra pela primeira vez aos 19 anos. Perdi a conta a quantas vezes já a reli. E cada leitura que fiz foi uma viagem diferente a um amor que resiste a tudo. Até ao tempo.
    - O cemitério de Pianos, de José Luís Peixoto, escrito de uma forma muito bonita. Apetece ler, parar de ler, saborear, recomeçar…
    - A Ilha de Arcangel, de Nuno de Figueiredo, romance vencedor em 2005 do Prémio Literário Vasco Branco, da Câmara Municipal de Aveiro. A história de uma paixão, que apaixona, mais do que pela história, pela forma como está escrita, pela linguagem utilizada, pela forma quase mágica como são usadas as palavras.
    - Exodus, de Leon Uris, conta a história do nascimento do estado de Israel, das atrocidades que a ele estiveram ligadas e da coragem de um povo.
    - A casa dos espíritos, de Isabel Allende, uma saga familiar, cheia de personagens extravagantes, fortes, temperamentais, corajosas… Uma história fantástica.

    Beijos

  2. veritas disse...

    Olá!

    Partilho "O sentimento de Si", do António Damásio e o Pepetela.

    Bjs. Bom fim-de-semana.

  3. Alexandre disse...

    Viva!

    Excelentes leituras! Ainda não li nenhum desses que mencionas mas conheço alguma coisa do Pepetela e do António Damásio, que eu acho um dos homens mais inteligentes do mundo!

    Um abraço!!! Bom fim-de-semana!

  4. crt disse...

    Ó José,

    Isso não é artilharia pesada?
    Confesso a minha ignorância mas, depois de ler a sinopse que nos deixou acerca de cada um, o único que me tentou foi o "sentimento de si".

    É um dos meus queixumes mais frequentes: ando sem tempo para ler. O que é uma angústia pessoal porque um dos meus prazeres maiores é, precisamente, a leitura.

  5. Cleopatra disse...

    Grande desafio e muito interessante tamb�m.Vou responder l� na minha Moon e desafiar mais uns tantos.

    Partilho consigo "O sentimento de Si" do Dam�sio.