O futuro dos sindicatos ou os sindicatos do futuro

Publicada por José Manuel Dias


Manuel Carvalho da Silva doutorou-se em Sociologia com louvor, distinção e unanimidade. A sua tese “Centralidade do Trabalho e Acção Colectiva – Sindicalismo em Tempo de Globalização” foi defendida, ontem, no ISCTE, perante uma assistência que incluía, entre outras personalidades, Mário Soares, Maria de Belém, Silva Peneda, João Salgueiro, Silva Lopes e Vital Moreira. A notícia em detalhe pode ser lida aqui.
"Os sindicatos estão desafiados a ter futuro" é a frase final do trabalho do actual Secretário Geral da CGTP. O papel dos sindicatos na sociedade pode ser mais relevante. Importa, no entanto, que o seu modelo de funcionamento interno e os objectivos que perseguem sejam ajustados aos novos tempos. Carvalho da Silva deu, com o seu percurso, um bom sinal para todos. O mundo está mais exigente, cada um deve procurar, ao seu nível, ser mais qualificado. A excelência deve ser perseguida e os mais capazes devem ser premiados em resultado do seu contributo para os resultados.
O futuro vai dar-nos resposta à nossa dúvida: o sindicalista doutorado vai ajudar a mudar o tipo de acção dos sindicatos ou, por força dessa intenção, vai, pelo contrário, ser mudado, deixando o seu lugar de dirigente, para que tudo fique na mesma?

2 comentários:

  1. mim disse...

    Olá! Por vezes só mesmo o tempo pode dar respostas... Mas a aquisição de competências é sempre um motor de mudança.
    E é cada vez mais necessária a mudança de acçao dos sindicatos, sob pena de serem descredibilizados, deixando, assim, de cumprir as suas funções.

    Beijos

  2. Alexandre disse...

    Carvalho da Silva é um sindicalista e uma pessoa íntegra. Pena que muitos dos nossos políticos não façam dele o seu exemplo, partidos e ideologias à parte!

    Um forte abraço!!!