James S. Taylor

Publicada por José Manuel Dias


James S. Taylor, Professor Catedrático Visitante, da Universidade de Aveiro faleceu. Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do mail que me dava nota deste facto. Ontem, depois das cerimónias fúnebres na capela do Corpo Santo em Leça da Palmeira, o corpo foi transportado para o Cemitério do Prado do Repouso para ser cremado.
Fui seu aluno na disciplina de "Gestão de Pessoas, da Mudança e Inovação". Registo a qualidade de comunicação, o tom de voz sempre sereno e pausado, a empatia estabelecida com os alunos, os desafios à nossa participação, a paciência com que nos " ouvia" e as sugestões que me deu para melhoria do "paper" .
Presto a minha homenagem ao Professor e aqui deixo o meu testemunho de profundo apreço pelo seu trabalho. Seleccionei dois dos seus pensamentos favoritos:
um, "If you think something can´t be done, stay out of my way while I do it!"; e o outro que fez questão de sublinhar "A thought to keep with you...":
“You can wait for someone else to make a difference, or you can step up and act. Someone is going to have to initiate change or our world as we know it will be in jeopardy. Innovation & change will be the decisive factors in the future.”
A Universidade de Aveiro ficou mais pobre mas o Professor James Taylor será sempre recordado, com admiração, pelo muito que nos ensinou.

5 comentários:

  1. Esther disse...

    Bom dia, José Manuel.

  2. Guilherme Roesler disse...

    José, pessoas assim são especiais.

    Acredito que deva ter sido uma grande perda.

    Espíritos como este estão faltando em nosso mundo.

    Abraços, Guilherme.

  3. A Professorinha disse...

    Há professores que nos marcam!

  4. Al Berto disse...

    Viva:

    Uma singela e merecida homenagem.
    Um abraço,

  5. José Manuel Dias disse...

    Um amigo - o César Mexia - fez-me chegar um mail, cujo conteúdo reproduzo;

    "Subscrevo todas as palavras escritas considero haver uma perda, face ao muito que ainda poderiamos aprender com o
    Prof.Taylor.
    Apenas um reparo: o professor Taylor mencionou uma alteração da 1ªpessoa do singular para a 1ª pessoa do plural - "se pensa que esta tarefa é impossível, afaste-se enquanto nós tratamos do caso" - cada vez mais o trabalho
    em equipa é fundamental!"
    Caro César
    Grato pela nota. Assim, traduzimos fielmente os ensinamentos do Professor.
    Abraço