7 Wonders of the World

Publicada por José Manuel Dias


A Grande Muralha da China, o Taj Mahal (Índia) , o Cristo Redentor (Brasil), Petra (Jordânia), a cidade inca Machu Picchu (Perú), o Coliseu de Roma (Itália) e a pirâmide de Chichén Itzá, localizada na península de Yucatán, no México, foram eleitas como as 7 Maravilhas do Mundo.
A cerimónia de atribuição dos prémios teve ontem lugar, em Lisboa, (dia 7 do mês 7 do ano 2007), e foi assistida por várias dezenas de milhares de pessoas nas bancadas e por 1,6 mil milhões de telespectadores em mais de 170 países.
Portugal foi alvo de uma homenagem com a exibição de diversos vídeos alusivos à nossa cultura. Mariza, Carlos do Carmo, Rui Veloso e Camané foram os representantes nacionais na música. Realce, também, para a participação de Dulce Pontes ao lado do tenor José Carreras no tema One World, um símbolo da aproximação entre povos.
Este evento, com grande repercussão em todo o mundo, não deixará de dar um forte contributo para o sector do turismo que, já hoje, representa cerca de 7% do nosso PIB, absorvendo quase 10% do emprego. São considerados factores-chave da atracção de Portugal como destino turístico, o agradável clima português e a beleza da sua costa marítima de 1.792 km. Acresce que a paisagem do litoral e do interior, a cultura, os monumentos e locais históricos, o ambiente hospitaleiro, as infra-estruturas para a prática de desportos náuticos e radicais, e sobretudo do golfe, bem como o nível da hotelaria são aspectos importantes na qualidade do turismo em Portugal.
As receitas de turismo têm registado acréscimos nos últimos anos, tendo chegado a 2005 com 6,4 mil milhões de euros, um incremento de 1,1% em relação ao ano anterior. O Plano Estratégico Nacional de Turismo prevê a criação de medidas para aumentar, qualificar e diversificar a procura de turismo em Portugal, no sentido de captar fluxos turísticos acima da média europeia e reforçar a receita média por turista/dia.
Portugal está em 19º lugar no "ranking" dos principais destinos turísticos, com 11,6 milhões de turistas. Iniciativas como esta contribuirão, seguramente, para a melhoria da nossa posição.
Fontes : Diário de Notícias, Diário Digital e ICEP

6 comentários:

  1. crt disse...

    Será hoje que deixo, aqui, um comentário?

    Pelo relato qu faz, sinto que terá sido um evento e tanto!! Mais logo (vejo) leio na imprensa outras opiniões.

    Saí e cheguei a casa tarde, já estavam na divulgação das 7 maravilhas. Desconheço, portanto, o desenvolvimento da festa. Há, no entanto, uma senão várias dúvidas que tenho: o evento foi sempre (do início ao fim) apresentado em inglês? (espero que não - pq acho mal.)
    Quanto nos custou este evento?

  2. veritas disse...

    Olá!

    Uma sugestão...e que tal "Papoilas Vermelhas", Alai. O cenário é a região ascética do Tibete, antes dos chineses...

    Bjs. Bom fim-de-semana.

  3. hfm disse...

    Do evento não falo pois quase que não vi. Das escolhas e não me vou referir às minhas preferidas, ficou-me um sabor a lobby naquele Cristo Redentor.

  4. Mina disse...

    É sempre difícil haver consenso, mas concordo com algumas das escolhas.
    Boa semana.

  5. Recursos para tu blog - Ferip - disse...

    Hola amigo. Si, se termin� la votaci�n.
    No creo que el Cristo Redentor sea una maravilla, aunque es bello.
    Existen otras bellezas mas representativas.

    Machu Pichu, excelente: Un legado de historia y milenarias costumbres.

    Un abrazo! Muchas gracias por pasar por mi blog :)

  6. Susana Pinto disse...

    Gostei muito de ver ontem a cerimónia, tanto as Maravilhas do Mundo como as de Portugal. Fiquei contente por Taj Mahal, Machu Picchu e a cidade de Petra terem ganho.

    Obrigada por ter visitado o meu Jardim de Sonho, onde será sempre bem-vindo.

    Beijos.