Every school has at least one incompetent teacher who should be helped to improve or "moved on", the schools minister, Jim Knight, has said. Existe pelo menos um professor incompetente em cada Escola, diz o Ministro britânico da Educação. Existe a intenção de retirar os maus professores das escolas, de acordo com um plano que está a ser elaborado pelo General Teaching Council for England (GTCE) e que consiste em obrigar os professores incompetentes a voltarem aos bancos da escola, frequentando cursos de actualização e seminário com professores mais experientes e mais capazes. A identificação dos professores incompetentes será feita, primordialmente, pelos directores das escolas que, desta forma, verão aumentados os seus poderes de intervenção. De acordo com este plano, os professores terão acesso a medidas de apoio e incentivo para se poderem actualizar e superar dificuldades de ordem científica e pedagógica. Os sindicalistas ingleses estão preocupados. Compreende-se. As exigências assustam sempre os menos capazes e são esses que mais resistem às mudanças. É dos livros...
Inquéritos aos passageiros revelaram que há cada vez mais pessoas que renunciam ao uso do automóvel, devido à alta do preço dos combustíveis, e recorrem ao comboio para viajar.
Isto quer dizer que as dívidas das famílias portuguesas superam em 29% os rendimentos, revelam dados do Banco de Portugal, divulgados no Relatório de Estabilidade Financeira.
Quanto ao peso no PIB, o endividamento representa 91%, mais 3 pontos percentuais do que em 2007.
Segunda tendência: o aumento do preço da electricidade nas nossas casas também vai passar a ser constante, devido à subida de todos os factores que contribuem para a sua produção. Recorrer a produção própria por via solar vai tornar-se inevitável.
Terceira tendência: a água vai ser mais escassa, logo o seu preço também vai subir exponencialmente. Esqueçam as piscinas privadas, fontes públicas, campos de golfe e banhos de imersão e comecemos a habituar-nos a cortes sistemáticos nos fornecimentos de água aos domicílios e a multas pesadas para quem desperdiçar o precioso líquido.
Quarta tendência: o preço dos bens alimentares explodiu e não volta para trás, mesmo com o aumento da produção, porque há milhões de pessoas que passaram a ter acesso a esses produtos.
Nicolau Santos, em artigo de opinião no Jornal Expresso de Sábado passado.
As crianças têm férias demasiado longas no Verão e isso fá-las regredir nas competências na leitura e na matemática, são as conclusões de um estudo do Institute for Public Policy Research, levado a cabo no Reino Unido e dado a a conhecer pela BBC News. De acordo com o estudo seria preferível dividir o ano escolar em sequências lectivas de oito semanas com pequenas pausas no meio. Seria interessante saber o que pensam sobre isto os "defensores da Escola Pública" ...
O malparado aumentou nos financiamentos para todas as finalidades, mostra o BdP. No caso do crédito à habitação, que representa a maior fatia do bolo, ascendeu a 1.360 milhões de euros (mais 45 milhões que em Fevereiro e mais 164 que em Março de 2007). O valor total dos empréstimos para a compra de casa também aumentou, para 102.760 milhões de euros.
No crédito ao consumo, cujo valor global ascendeu a 14.654 milhões de euros, a cobrança duvidosa abrange 590 milhões (mais 21 milhões face ao mês anterior e mais 180 milhões face ao homólogo).
No mesmo dia em que o barril de crude ultrapassou os 130 dólares, os executivos principais da Chevron, Shell, ConocoPhillips, BP America e Exxon foram chamados pela segunda vez este ano pelo Congresso para que expliquem os lucros sem precedentes das suas companhias.
A solução mais óbvia seria baixar os impostos, mas mais tarde ou mais cedo a redução dos impostos poderia ser absorvida por novos e sucessivos aumentos. Entretanto, teríamos que pagar em IRS ou em IVA o que alguns deixaram de pagar em ISP; teríamos a ilusão de que estaríamos a pagar menos e isso até seria verdade para os que consomem mais combustíveis. Como preços dos transportes públicos acompanham o aumento dos preços os seus utentes teriam que suportar os aumentos dos preços dos combustíveis e, por via dos impostos, o dos combustíveis que não consumiram. E o que fazer quando o impacto da eliminação do ISP deixasse de se fazer sentir?
De acordo com a agência «Lusa», a redução de efectivos na Função Pública foi mais acentuada em 2006, quando as 30.272 saídas de funcionários corresponderam a 8.915 entradas, resultando num saldo de menos 21.357. No ano seguinte, em 2007, ocorreram 30.692 saídas e 12.676 admissões, perfazendo um saldo negativo de 18.016 funcionários públicos.
No total dos dois anos, saíram da Administração Pública 60.964 funcionários e entraram 21.591, correspondentes a uma redução de 39.373 efectivos.
Trivialidadades, no Hoje há conquilhas amanhã não sabemos
Coisas que comovem uma Nação, na Barbearia do Sr. Luís
As singulariades de um Jornal de referência, no Câmara Corporativa
Mau exemplo, no Causa Nossa
A isto chamava-se alienação, no Blasfémias
O nosso primeiro-ministro fumou onde não deveria ter fumado. Não sabia? Deveria saber. Afinal o desconhecimento da lei não pode aproveitar ao infractor. Fez bem em reconhecer o erro e pedir desculpas. Se há lugar a coima deve pagá-la. A melhor forma de ensinar é através do exemplo e, como diz o povo, o exemplo deve vir de cima. José Sócrates na sua declaração sobre esta "não notícia" disse, também, uma outra coisa que deve ser relevada: "Tenho consciência da minha responsabilidade pessoal. Por isso, este episódio não vai voltar a acontecer, porque também decidi deixar de fumar". Os fumadores não lhe querem seguir o exemplo? Afinal os erros são uma oportunidade para aprendermos a fazer bem.
E.T.: Registo de interesses - não sou fumador
O Ensino Superior Público atribuiu, em 2005/2006, 50 518 diplomas, um número que ultrapassou o número de diplomados dos anos anteriores: 46 499 em 2002/2003, 46 854 em 2003/2004 e 49 184 no ano lectivo de 2004/2005.
A subida do número de alunos matriculados no Ensino Público foi assinalável; em 1997/1998 este assegurava 27 903 diplomas contra 18 575 no privado.
O valor de ganhos médio global no País era 959,6 euros, situando-se nos 1873,5 euros para os diplomados do Ensino Superior, segundo dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, de 2004. O nível de Ensino Superior é também o que regista menor desemprego segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional: 8,85% do total de desempregados em 2003, 7,74% em 2004, 8,78% em 2005 e 9,42% em 2006. As taxas do nível Secundário situam-se entre os 15 e 16%.
Pois fiquem a saber que é este o vídeo musical mais visto no Youtube, com o seguinte registo: Exibições - 16.842.381, até esta data. É obra! Apreciam? As Barbies, por certo, e os Kens, seguramente. Trata-se da música Barbie Girl do grupo dinamarquês Aqua. Uma música velha de mais de uma década mas, ao que vemos, ainda com grande aceitação. Quer saber a letra em português do Brasil? Clicar aqui.
A Comissão Europeia propôs hoje, em Bruxelas, o fecho do procedimento por "défice excessivo" contra Portugal, um ano antes da data limite estipulada, em 2005, aquando da sua abertura.
O executivo comunitário considera que Lisboa reduziu o desequilíbrio orçamental para um valor abaixo do limite de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de uma "forma credível e sustentada". Jornal de Negócios, desta data, notícia na íntegra aqui. Muitos quiseram e não foram capazes, estes conseguiram, com o contributo dos portugueses.