"À escola tem vindo a ser progressivamente atribuídas mais funções sem que, contudo, se tenha ainda registado um pensamento profundamente transformador. O conceito de “escola de espectro lato” como centro comunitário, polivalente, organizado numa perspectiva de abertura à sociedade e à aprendizagem ao longo da vida, com expressão já visível na Holanda, deverá constituir um referente a explorar até pela ligação que possibilita com políticas de formação de adultos, incluindo os próprios pais e também com políticas municipais numa lógica de “a cidade como escola”.
Retirado do Relatório do Conselho Nacional de Educação, A Educação das Crianças dos 0 aos 12 anos. A ler na íntegra aqui.
Fui dar uma espreitadela ao Relatório porque, como mãe, o tema interessante mutíssimo.
Pena é (muita mesmo!)que, por mais bem elaborado e por melhores que sejam as intenções de quem o elaborou, continua a parecer-me pura utopia num país como Portugal...
Parabéns pelo blog e obrigada pela simpática visita ao meu...caos.
Até breve.
;O)