Nada é complicado se nos prepararmos previamente

Publicada por José Manuel Dias


Se, antes de começarmos a falar, determinarmos e escolhermos, previamente, as palavras, a nossa conversa não será vacilante nem ambígua. Se em todos os nossos negócios e empresas determinarmos e planearmos, previamente, as etapas da nossa actuação, obteremos o êxito. Se determinarmos com bastante antecedência a nossa norma de conduta na vida, em nenhum momento seremos assaltados pela inquietação. Se sabemos, previamente, quais são os nossos deveres, será fácil darmos-lhes cumprimento.
Confúcio, ( 551-479 a.c.) in 'A Sabedoria de Confúcio'

7 comentários:

  1. Migas (miguel araújo) disse...

    Viva, meu caro
    Há um aspecto neste seu curto mas interessante post que gostaria de realçar, se mo permite.
    Confúcio disse: "Se soubermos, previamente, quais são os nosso deveres, será fácil darmos-lhes cumprimento".
    Nada mais excepcional.
    A questão é que no nosso dia-a-dia (seja ele laboral ou outro) o que nos interessa e ao que damos maior relevância é aos direitos.
    Cumprimentos

  2. Magui disse...

    O texto é bom e quem sou eu para contestar o autor mas o dom da oratória e a sabedoria devem andar juntos mesmo.
    http://somagui.zip.net

  3. A Professorinha disse...

    E aqui estou eu a trabalhar em casa para me preparar para o ano lectivo que se avizinha... Já estou cansada, infelizmente! Mas espero que tudo isto sirva para que as coisas corram bem!

  4. Vanda disse...

    Talvez porque estava previa e muito bem preparada para esta fase da minha vida, é com prazer que vejo os dias passarem, sempre pequenos, para tanto que eu gostaria de fazer :)

    Há verdades que nunca mudam e ainda bem :) que algo se mantenha intacto!

    Um beijinho

    Vanda

  5. veritas disse...

    Olá José Manuel:

    Essa é precisamente a diferença entre um profissional competente e um incompetente, a preparação que faz do seu desempenho, o ardor que lhe dedica.

    Bjs.

  6. Esther disse...

    Certíssimo! Hoje não mais se admite qualquer ação sem planejamento prévio..Só uma coisa Confúcio não se lembrou..mas também os tempos eram outros..rsrsr O Plano B ..que nunca pode faltar, caso as coisas dêem errado..Bj!

  7. Cleopatra disse...

    "Se determinarmos com bastante antecedência a nossa norma de conduta na vida, em nenhum momento seremos assaltados pela inquietação"

    Por vezes nem sempre é possível saber o que se vai fazer a seguir...
    Serve profissionalmente, não serve sempre.