Cansamo-nos de tudo, excepto de compreender. O sentido da frase é por vezes difícil de atingir. Cansamo-nos de pensar para chegar a uma conclusão, porque quanto mais se pensa, mais se analisa, mais se distingue, menos se chega a uma conclusão.
Caímos então naquele estado de inércia em que o mais que queremos é compreender bem o que é exposto - uma atitude estética, pois que queremos compreender sem nos interessar, sem que nos importe que o compreendido seja ou não verdadeiro, sem que vejamos mais no que compreendemos senão a forma exacta como foi exposto, a posição de beleza racional que tem para nós.
Cansamo-nos de pensar, de ter opiniões nossas, de querer pensar para agir. Não nos cansamos, porém, de ter, ainda que transitoriamente, as opiniões alheias, para o único fim de sentir o seu influxo e não seguir o seu impulso.
(*) Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'
OLÁ JOSÉ MANUEL
O «Livro do Desassossego» é muito utilizado para nos ajudar com belos textos.
Textos esses que nos fazem pensar, mas, ironicamente, o assunto é esse mesmo: Cansamo-nos de pensar!
Cansamo-nos de tudo!
E, porque será? Sinto que é por falta de motivação...
E, se alguém lhe perguntar:
O que é o Amor?
aceite o desafio e responda.
Beijokas.
Olá!
O Livro do Desassossego, de um dos heterónimos menos conhecido de Pessoa...uma das leituras imprescindíveis...boa escolha!
Bjs.
Não acreditará, mas é a segunda ou terceira vez que passo para ler este texto.
De duas uma: ou ando mesmo no limiar das minhas capacidades ou o texto é tão complexamente intenso que ainda não consegui apreender a verdadeira mensagem de Pessoa. Mas voltarei no fim-de-semana, depois de dormir, para voltar a lê-lo.
Fernando Pessoa: uma excelente escolha :)
Olá josé Manuel,
Não é um texto fácil de decifrar, mas uma razão Pessoa tinha... quanto mais pensamos no poroblema, mais dificil se torna em achar a solução, uma vez que análise após análise vão surgindo equações às quais vamos ter de procurar uma resposta até acharmos a resposta final.
Abraço e bom fim de semana
Cansamo-nos de Pensar, cansamo-nos da da vida, cansamo-nos de nós próprios, cansamo-nos da monotonia de apenas Pensar ...
Por vezes é tão melhor as súbitas vontades de agir sem muito ter que pensar. A vida não deve ser levada demasiado a sério, mas ao compasso de cada momento, por mais singelo que seja.
F.Pessoa é sempre uma excelente escolha!
Sem dúvida um grande texto!Fernando Pessoa faz-nos pensar e muito!
O cansar de pensar talvez se deva à desacreditação de nós proprios?!
beijo
É angustiante sim, e por vezes terrivelmente inevitavel.