Dia Europeu sem carros

Publicada por José Manuel Dias


As comemorações do " Dia Europeu Sem Carros 2006” estão a decorrer hoje na cidade de Aveiro. Este ano de 2006, a zona sem tráfego automóvel é a zona do Bairro da Beira-Mar, das 08.00 de 22 de Setembro às 02.00 de amanhã. No período das 19.00 do dia 22 às 02.00 horas do dia seguinte, a Rua João Mendonça, Rua Barbosa de Magalhães, Largo do Rossio, Rua João Afonso de Aveiro e Rua Bernardino Machado são abertas ao trânsito de veículos a motor por forma a permitir o acesso aos parques de estacionamento junto ao Canal de São Roque.
Registe-se, entretanto, que a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta atribuiu à Câmara de Aveiro o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” na categoria das Autarquias. A Federação «entendeu que o empenho da autarquia, ano após ano, na utilização da bicicleta (entre as quais o projecto BUGA) é merecedor da vertente “Autarquias” do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” que visa reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria das condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste veículo não motorizado».
O nome BUGA - tem uma finalidade descritiva, pois é a sigla da Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro. As Bugas são disponibilizadas gratuitamente a todos os cidadãos, sem burocracias e com total liberdade: basta pegar, andar e largar. As Bugas pretendem ser a marca de um estilo de vida mais saudável, em permanente relação com a natureza, fazendo da cidade um local privilegiado para se viver e, claro, para visitar.

1 comentários:

  1. CarpeDiemBeHappy disse...

    Um dia a registar!Gosto destas iniciativas.
    Sou da opinião que deveria haver mais durante o ano.
    beijo