PNL - Programação Neuro-linguística

Publicada por José Manuel Dias


Quando nos relacionamos com os outros, nem sempre valorizamos o modo como a comunicação é feita, por nos focalizarmos, na maior parte das vezes, no respectivo conteúdo. Sucede, porém, que é ao nível do processo comunicacional que se determina, em grande parte, o tipo de relação que temos...
A força da nossa comunicação joga-se ao nível do inconsciente e de uma forma não verbal. Podemos enfatizar o poder da nossa comunicação se conseguirmos obter informações sensoriais acerca do outro, utilizando o que se vê, ouve e sente e, ao mesmo tempo, prestando atenção à expressão do seu rosto e dos seus lábios. Se compreendermos o nosso interlocutor podemos utilizar a "melhor via" para chegar aos nossos propósitos. As informações sensoriais que interessa recolher, são as seguintes : visual (V), auditiva (A) e sensitiva(S). Normalmente uma pessoa usa preferencialmente um destes canais. As pessoas que utilizam mais o canal visual vêem o mundo em imagens, falam depressa, utilizam metáforas visuais e têm resistência a falar de olhos nos nos olhos. Os auditivos escolhem criteriosamente as palavras que usam, têm a voz timbrada, falam com ritmo e têm um diálogo interior intenso. Os sensitivos têm voz profunda, falam lentamente, a conversa é entrecortada com pausas, manifestam entusiasmo, frieza ou indiferença perante as situações que vivenciam.
Para se ser eficaz na comunicação convirá utilizar uma linguagem semelhante à do interlocutor e potenciar o poder da comunicação através da análise que fazemos do seu referencial V.A.S.. Um exemplo:
Visual - Vejo o que quer dizer...a sua imagem é clara..
Auditivo - Percebo bem o tom em que fala, soa-me bem...
Sensitivo - Compreendo-o perfeitamente...
Deste modo, a nossa relação com o nosso interlocutor é mais próxima e criamos condições para a necessária sincronização, analisando, concomitantemente, os seus metaprogramas, isto é, as estruturas mentais que adopta no tratamento da informação, na formação das representações internas ou na formulação dos respectivos objectivos.
Alguns dos políticos da nossa praça teriam resultados mais animadores se tivessem presente alguns destes princípios da PNL, pois não será por acaso que todos os grandes comunicadores utilizam esta metodologia no seu quotidiano...

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