Brainstorming

Publicada por José Manuel Dias


É uma técnica para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencer as limitações em termos de pensamento criativo.
O objectivo é criar condições propícias à geração de ideias e de soluções inovadoras. Estas deverão ser anotadas durante a sessão, e na fase seguinte proceder-se-á à seleccão das mais promissoras.
Trata-se de um método criado por Osborn, em 1963 que tem muita aplicação. É simples e eficaz. Uma sessão de Brainstorming pode durar alguns minutos ou muitas horas, consoante as dificuldades do tema e o tipo de participantes.
Existem, no entanto, três regras que devem ser sempre observadas:
- nunca critique uma sugestão e evite o cepticismo;
- encoraje e promova a participação de todos;
- prefira a quantidade à qualidade e anote todas as ideias.
Para aplicar o Brainstorming começa-se por apresentar o problema ao grupo ( no máximo 10 participantes ) e explicar as três regras enunciadas. Em caso de necessidade convirá fazer-se um teste de experiência. Alguém fica responsável por anotar todas as sugestões ( a escolha aconselhável é um quadro que seja visível por todos). Depois da sessão terminada, deverá ser feita uma apreciação crítica do desempenho colectivo. É imprescindível a existência de um coordenador que para além de velar pela aplicação das regras, vai assegurar um ambiente descontraído potenciador da formação de ideias. Um grupo de pessoas, habituado a trabalhar em equipa, tem mais probabilidades de atingir um bom desempenho.
Com todos sabem Aveiro tem um sério problema. A dívida da Câmara é grande. Só à Banca, e a fazer fé nas declarações de Pedro Ferreira, Vereador das Finanças, cifra-se em 54 milhões de euros, com exclusão das operações de locação financeira ( ver o Aveiro de 6 de Abril p.p.). Aveiro passou a fazer parte dos concelhos que estão impedidos de aceder ao rateio para novos empréstimos, por ter atingido o limite máximo previsto na lei.
Deixamos, assim, a sugestão : que o líder da Autarquia, promova uma Sessão de Brainstorming em ordem a tentar uma solução criativa para o problema, já identificado no passado mas que, este ano, vem conhecendo agravamento. Importa, no entanto, que o Executivo (ou a sua maioria) funcione como uma equipa. A bem de Aveiro desejamos bons resultados...

0 comentários: