Management by walking around

Publicada por José Manuel Dias

F

Mangement by walking around significa, literalmente, gerir andando pela empresa. Trata-se de um estilo de gestão que vem sendo utilizado de modo crescente. Reforça a importância do contacto dos gestores com os restantes colaboradores da empresa, valorizando o contacto pessoal e humano nas organizações. Os gestores obtêm, por esta via, muita informação que não lhes chega pelos relatórios ou em relatos de subordinados.
A ideia "que uma imagem vale por mil palavras" é interiorizada com esta prática. Acaba a expectativa de só encontrar os gestores de topo em momentos de grandes mudanças ou em situações de crise. Uma utilização criteriosa deste estilo de gestão pode revelar-se como um forte factor de motivação, para todos os colaboradores da empresa.
Empresários, dirigentes e quadros superiores das mais variadas organizações deveriam conhecer e praticar este tipo de gestão. Esbateriam, assim, a diferença entre o que julgam liderar e o que de facto lideram...

2 comentários:

  1. RM disse...

    Caro JMD
    Estou admirado com a excelência do Blog e fico muito orgulhoso por teres sido meu aluno (que obviamente ultrapassou o mestre).
    Temos a obrigação, muitas vezes não compreendida por julgarem que nos estamos a pôr em bicos de pés, de passar a mensagem das boas práticas de gestão. O país precisa!
    Um abraço amigo.
    Raul Martins

  2. José Manuel Dias disse...

    Obrigado pela apreciação, Professor. Generosa, do meu ponto de vista. Partilho, entretanto, a preocupação evidenciada de divulgar as "melhores práticas". Os conhecimentos que adquirimos, ditados pelas necessidades das organizações, acabam por ficar mais enraizados. Disseminar o conhecimento é uma obrigação de todos, utilizá-lo passa a ser uma responsabilidade de cada um.
    Um abraço