O Balanced Scorecard é um sistema de medição e gestão estratégica do desempenho. O primeiro estudo sobre este instrumento de gestão, foi realizado em 1990. Os seus autores foram David Norton e Robert Kaplan. Este trabalho resultou do pedido expresso de um conjunto de grandes empresas americanas, insatisfeitas com o modo como estava a ser aferida a sua capacidade de criação de valor. As conclusões do estudo forma publicadas em 1992, num artigo da HBR " The Balanced Scorecard - measures drive perfomance". Neste estudo é colocado o enfoque na ligação das medidas de gestão com a estratégia da empresa e na relação causa efeito associadas a cada uma delas. Existe uma ideia essencial neste novo modelo : " Obtemos o que medimos". O que se avalia, aquilo a que damos importância, é o que verdadadeiramente conta para as pessoas. Não basta, por isso, estar atento aos indicadores financeiros duma empresa (os que interessam mais aos accionistas) é preciso completá-los com outros indicadores, que avaliam a forma como a empresa responde a outras solicitações, a saber:
1) clientes - a empresa para ser bem sucedida necessita de conhecer bem os seus clientes, as suas necessidades e os factores a que atribuem mais valor na relação comercial; a escolha de proposta de valor para os clientes é vital; deve escolher o que fazer e como o pode fazer de modo sustentável;
2) processos internos - importa concentrar a atenção nas actividades e processos críticos internos necessários à satisfação dos clientes e à prossecução dos objectivos financeiros da empresa, para satisfação dos accionistas, deve relevar as áreas e/ou sectores " onde tem de ser excelente" para ser competitiva hoje e no futuro;
3) aprendizagem e desenvolvimento organizacional - os parâmetros que se definem para o sucesso competitivo não são imutáveis; um ambiente competitivo obriga a modificações e ajustamentos, implicando um esforço permanente de evolução, deve definir, assim, objectivos e medidas de performance quanto a infra-estruturas e capital humano ( de preciosa importância), avaliando, de igual modo, o grau de satisfação dos recursos humanos, a capacidade para reter colaboradores qualificados e os níveis de produtividade.
Definida a estratégia de uma empresa. Obtida a resposta para as seguintes questões: o que somos e o que desejamos ser? Para onde vamos? Que visão temos? Qual o propósito da nossa organização? Qual o destino futuro da organização? Que missão temos? Está definido o nosso objectivo comum que vai viabilizar a definição do mapa estratégico, interligando as quatro perspectivas referidas anteriormente e alinhando todos os recursos com o propósito de materialização da estratégia definida.
O BSC pode ser, nestas condições, uma excelente ferramenta de apoio à clarificação e execução da estratégia de uma empresa. A avaliação do desempenho, com base no BSC, permite a uma organização tomar as medidas correctivas adequadas, com base no "feedback" que vai recolhendo e na aprendizagem consequente, ajustando a estratégia em consonância com os grandes objectivos fixados.
O Balanced Scorecard está a ter aplicação crescente nas organizações, designadamente em algumas empresas participadas pelo Estado, com resultados considerados, por todos, como muito satisfatórios.
"A melhor forma de prever o futuro é construí-lo"
Peter F. Drucker
Desenvolvimento desta temática no livro " Balanced Scorecard - concentrar uma organização no que é essencial!!!", Carlos Pereira da Cruz, Editora Vida Económica, Porto, 2005
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