Dizer bem de nós!

Publicada por José Manuel Dias

A louça sanitária da Valadares é considerada topo de gama em vários mercados mundiais e vendida a preços superiores aos da concorrência. O grupo Amorim, continua a ser líder mundial no sector da cortiça, em particular nas rolhas. O calçado português é reconhecidamente de grande qualidade e só perde em preço para o italiano. Os têxteis-lar portugueses são inovadores - e os preferidos no mercado norte americano. A Renova está a tornar-se um «case study» a nível internacional, com a sua estratégia de inovação e comunicação sobre um produto como o papel higiénico. As filiais de multinacionais instaladas no país e geridas por portugueses - IBM, Microsoftr, SAP, Roland Beger, TNT. Continental, etc - atingem níveis de excelência dos seus grupos. Inventámos a Via Verde, o melhor sistema de multibanco a nível europeu, o cartão pré-pago dos telemóveis, a botija de gás pluma. Na área dos jogos e tecnologias de informação, assistimos a um verdadeiro "boom" de sucesso de empresas portuguesas. Não será o céu, mas dá certamente para ter confiança no futuro - e afastar este pessimismo persistente que nos envolve e de que nos alimentamos.
Transcrito, com a devida vénia, da coluna Cem por Cento, Nicolau Santos, "Expresso" de 27 de Maio.

2 comentários:

  1. analix disse...

    Eu não queria ser mázinha e estragar o teu optimismo...mas como sei que dás imensa atenção ao pensamentos dos "gurus da gestão"...rsrsrs....

    este Senhor não é o Nicolau Santos...mas...

    No Forum para a Competitividade que decorreu em Lisboa a 26 deste mês, ( e onde certamente vexa deveria ter estado)esteve o norte-americano Jack Welch, antigo presidente-executivo da General Electric e reconhecido como o melhor gestor do séc. XX.
    Entende que é «humilhante» a forma como Portugal é visto no estrangeiro. A educação, formação profissional, inovação, investigação, desenvolvimento tecnológico e níveis de exportação foram alguns dos exemplos apontados."

    Acho melhor ficar por aqui...ops

    hehehe
    beijinhos
    e esperemos que o NSantos tenha razão...

  2. José Manuel Dias disse...

    Ola Ana!

    Agradeço o teu comentário. A apreciação efectuada pelo Jack Welch, não invalida, a meu ver, a informação veiculada pelo post. Em muitas áreas estamos na vanguarda. A questão essencial é : devemos colocar "a bold" os pontos fortes ou os pontos fracos do nosso desempenho ? Por mim, penso que devemos valorizar o positivo, divulgando-o para ser "copiado", e tomar consciência do negativo, em ordem a promover a necessária alteração. Penso que concordarás que evoluímos muito, em muitos domínios, fruto do empenho de uns tantos que não se limitam à condição de espectadores. As mudanças fazem-se com com as pessoas, com exigência, com empenho e determinação. Depende de todos nós o Nicolau Santos ter ou não ter razão...