Nanotecnologia: parceria ibérica

Publicada por José Manuel Dias


O Presidente da República português, Cavaco Silva, o rei Juan Carlos de Espanha, e os primeiros-ministros dos dois países, José Sócrates e José Luiz Zapatero, inauguram a 17 de Julho em Braga o Laboratório Internacional de Nanotecnologia.
Trata-se de um centro de investigação internacional resultante de uma parceria entre os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e da Ciência e Inovação de Espanha - vão participar investigadores dos dois países e de várias outras nacionalidades.
O Instituto deverá ter 14 mil metros de área laboratorial, num edifício de cerca de 20 mil metros quadrados, cuja primeira pedra foi lançada na XXIII Cimeira Ibérica, que se realizou nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2008 em Braga. Esta estrutura dedicar-se-á à investigação na área das nanotecnologias e possuirá várias oficinas, laboratórios, uma biblioteca, auditórios e um espaço para instalar visitantes de curta duração. Será também dotado com um centro de ciência viva para que seja mostrado à população o trabalho que lá será desenvolvido.
Fonte: Público, aqui.

0 comentários: