CM – Qual a sensação de ser o primeiro português a vencer uma medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Matemática?
– Muita felicidade. É o reconhecimento de muito trabalho.
CM– Será um efectivo sinal de que os portugueses estão melhor à disciplina?
– Os que competem em Olimpíadas estão melhor...
– Muita felicidade. É o reconhecimento de muito trabalho.
CM– Será um efectivo sinal de que os portugueses estão melhor à disciplina?
– Os que competem em Olimpíadas estão melhor...
CM - Sempre gostou da disciplina de Matemática?
– Desde a escola primária.
CM– Qual o segredo para ter sucesso nesta cadeira?
– Acima de tudo, não se pode ter espírito derrotista e desistir à primeira, é preciso tentar descobrir onde está o erro. O grande problema dos estudantes portugueses é desistirem com facilidade.
– Desde a escola primária.
CM– Qual o segredo para ter sucesso nesta cadeira?
– Acima de tudo, não se pode ter espírito derrotista e desistir à primeira, é preciso tentar descobrir onde está o erro. O grande problema dos estudantes portugueses é desistirem com facilidade.
Pedro Vieira, 18 anos, medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, em entrevista ao jornal Correio da Manhã, coloca o dedo na ferida: "o grande problema dos portugueses é desistirem com facilidade". Para nosso mal, não é só um problema dos estudantes mas de quse todos os portugueses. Habituámo-nos ao facilitismo e lidamos mal com as contrariedades. Planeamento, esforço, determinação, empenho e dedicação são preocupações que têm estado afastadas do quotidiano de muitos que esperam pelo "lampejo de sorte" para alcançarem os seus objectivos. Os novos tempos já não se compaginam com essa postura. Vão ter que esperar sentados.
E não será que os alunos ao desistirem com todo esse facilitismo, os professores não terão uma grande cota parte de culpa em não contrariarem esse estado de coisas?
É que na sua maioria, os professores,em empenho e dedicação, deixam muito a desejar.
Abraço
Caro Pedro Monteiro
Subscrevo o que escreveu. Muitos dos que criticam este estado de coisas - má qualidade do ensino - são dos que mais responsabilidade têm no processo. Sem querer apontar culpados, penso que podemos dizer que somos todos responsáveis pela situação,a níveis diversos, seja por acção ou por omissão.
Cumps