Cerâmica tem futuro

Publicada por José Manuel Dias


«Reforçar a competitividade das empresas portuguesas de cerâmica, identificando as potencialidades e as fragilidades do sector e mostrar o seu valor aos potenciais clientes» é um dos objectivos deste plano, que propõe também fortalecer a sua imagem a nível internacional, uma vez que tem já um peso significativo fora do país: no subsector dos pavimentos e revestimentos ocupa o 4º lugar em volume de produção ao nível europeu e é o principal produtor e exportador de faianças.
Actualmente, o sector da cerâmica é constituído por 703 empresas, «empregando nos subsectores muita mão-de-obra e gerando ainda mais indirectamente». Possui um volume de negócio correspondente a 1225 milhões de euros, ou seja, 1,7% do total da indústria transformadora, sendo que «tem muito peso na economia portuguesa, com um valor de exportações que representa quase 2%», sublinha o vice-presidente. Em 2007, este foi de 632,5 milhões de euros, superando as importações (205,5 milhões de euros).
Fonte: Agência Financeira, aqui.

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