Palavras sábias

Publicada por José Manuel Dias


A economista Teodora Cardoso disse hoje à Lusa ser ainda demasiado cedo para se poder falar em retoma económica, mas acredita que o ritmo de queda já abrandou.
Em declarações à Lusa, a administradora do Banco de Portugal realçou que "todas as grandes crises da história tiveram sinais positivos que depois não se vieram a concretizar". Para a economista, no caso português, o futuro depende da "capacidade de compreender o enquadramento externo" e de "reforçar a coesão social". Teodora Cardoso realçou a necessidade de "existir maior confiança entre as pessoas" e, especificamente, "entre trabalhadores e patrões". "É preciso que todos reconheçam as suas responsabilidades face à sociedade e face ao Estado", advogou a economista, acusando os portugueses de "empurrar as culpas uns para os outros".
"Os americanos reagem a uma situação de crise, percebendo que têm que consumir menos, não começam a empurrar as culpas para os outros. É uma discussão que não é construtiva, porque daí não advém nenhuma solução", acrescentou. Para sair da crise, é preciso ser em conjunto. Estando cada um a puxar para seu lado, não se chega a lado nenhum", sentenciou.
Fonte: Público, aqui.

0 comentários: