Copiar as boas práticas

Publicada por José Manuel Dias


A avaliação dos professores é como o desporto: “Se eu estou dentro de um determinado jogo cumpro as regras, posso discuti-las depois, mas não no jogo”. A táctica é do director do Agrupamento de Escolas de Carcavelos. Adelino Calado é professor de Educação Física e está habituado ao fair-play. Daí que na sua escola a polémica avaliação tenha sido feita “com tranquilidade”, pois não quiseram “negar à partida uma ciência que desconheciam”. Fora das quatro linhas da escola o derby foi outro: mais de metade dos professores juntou-se aos protestos. Quase no final da partida, Adelino Calado admite ser cedo para conclusões. Reconhece “muitas vantagens” ao polémico modelo, mas deixa um cartão vermelho à pressa com que foi lançado.A opinião é comum aos docentes da escola, que dizem ter cumprido o processo essencialmente “por uma questão legal e de profissionalismo”. “
Fonte: Público, aqui.
Esta é uma das muitas escolas que levou por diante o modelo de avaliação de desempenho. Muitas das dificuldades identificadas foram ultrapassadas. Com bom senso e dedicação. Quando se faz o que se gosta as dificuldades são desafios estimulantes. Aprender com quem faz melhor é um bom método. Todos reconhecem que “o mérito tem de ser premiado”. Um qualquer modelo avaliação de desempenho é, pois, uma necessidade.

2 comentários:

  1. Carlos Pires disse...

    A avaliação é de facto uma necessidade.
    Mas não este modelo.

    O prof. Calado disse que na escola dele foi aplicado de modo pacífico. Mas a avaliação terá sido bem feita? Terá sido objectiva? Terá sido feita sem amiguismos? Foi avaliado o que é pedagogicamente relevante ou aspectos acessórios? Não houve (não haverá) reclamações?
    Se a resposta for afirmativa a todas essas questões (e para sabê-lo não basta falar com pessoas tão directamente interessadas como aquelas com quem o Público falou), é porque a prática das pessoas conseguiu ser melhor que o modelo (pois este favorece a subjectividade, o acessório, etc.).

  2. José Manuel Dias disse...

    A avaliação de desempenho é necessária! É um bom começo para uma discussão séria. Um qualquer modelo que permitindo premiar o mérito e dedicação, tenha em conta os resultados obtidos. Um modelo que permita diferenciar os professores. Avaliar pressupõe a prévia definição de objectivos que devem estar em linha com o PE. Estranha-se, por isso, a obstaculização que alguns fizeram a este processo. Defeitos? Qualquer modelo os tem. Falhas de aplicação? Existem sempre. Injustiças? Acontecem sempre. Só pode falar em modelos perfeitos quem nunca avaliou ou foi avaliado. Que se identifique o que precise de ser mudado e que se mude. Portugal precisa de uma Escola Pública melhor.
    Obrigado pela participação.