Mais crédito mas pior crédito

Publicada por José Manuel Dias


O crédito de cobrança duvidosa concedido pela banca aos portugueses atingiu o valor recorde de 3,16 mil milhões de euros em Fevereiro, revela o Banco de Portugal.
O crédito malparado nos particulares registou em Fevereiro um crescimento de 32% em relação a igual período de 2008, diz o Boletim Estatístico de Abril do Banco de Portugal, hoje divulgado. Já o crédito total concedido pelos bancos aos portugueses aumentou também para um novo recorde nos 132,56 mil milhões de euros em Fevereiro, um crescimento de 2,83% face ao mesmo mês do ano passado.
O Banco de Portugal precisa que o crédito malparado representa 2,38% do crédito total concedido pelos bancos, um valor considerado como seguro pelos especialistas.
Fonte: Diário Económico, aqui.
O crédito vencido é manifestação visível das dificuldades financeiras de alguns. Se é certo que os 3 D´s (desemprego, divórcio e doença) podem explicar alguns dos incumprimentos, não é menos verdade que outros têm a sua explicação em situações de sobreendividamento activo. Querer hoje uma coisa, sem que se disponha de recursos financeiros necessários à sua aquisição, explica muitas das situações de crédito. Se não se teve o cuidado de pensar no amanhã e nos encargos associados ao reembolso do crédito, tomaram-se riscos para além do razoável. De quem é culpa? Dos utilizadores de crédito e Bancos que os concederam. Aqueles são agora confrontados com a exigências destes de liquidação dos empréstimos. Preocupações para todos.

0 comentários: