O banco holandês ING lançou no seu país um serviço muito particular denominado "Viva onde quiser" e que permite aos seus clientes avançar com uma oferta a um imóvel que gostem, mesmo que não esteja à venda. Os gestores desta instituição encarregam-se de se porem em contacto com o proprietário, comunicar-lhe a oferta, e estudar depois as opções de financiamento caso seja necessário. Quando os clientes mudam, há que agir, e rápido. No castigado sector da distribuição comercial, apesar dos menores rendimentos dos clientes, existem empresas que estão a aprender a adaptar-se rapidamente à mudança, como aconteceu com a Auchan Portugal com os seus hipermercados da marca Jumbo, com o seu posicionamento bem claro em termos de preço, boa combinação de marcas líderes e marcas próprias, e a abertura de novos canais como é o das vendas pela Internet. Deste modo, a empresa conseguiu aumentar os seus resultados operacionais em cerca de 10% no último exercício. Com uma incidência completamente distinta, o El Corte Inglés iniciou um processo de abertura de novos supermercados da sua marca Supercor, com a inauguração de um estabelecimento em Aveiro e dirigido a um segmento de clientes que valorizam a qualidade e a variedade da oferta. A diferenciação pode ser uma arma mais eficaz do que o preço, dependendo do perfil de cliente.
Fonte: Diário Económico, aqui.
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