Poupar é preciso

Publicada por José Manuel Dias


As famílias portuguesas estão a poupar cada vez mais, segundo revelam os dados do Banco de Portugal relativos a Janeiro. No último ano, os depósitos feitos nos bancos aumentaram 13,3% para quase 116 mil milhões de euros, o que significa que estão a ser depositados 37 milhões de euros por dia.
Os depósitos estão a crescer há quase um ano, em parte devido à queda da confiança, que torna os portugueses mais precavidos quanto ao futuro. Por um lado, há um desvio dos fundos e outras aplicações com risco associado para produtos mais seguros, e, por outro lado, os portugueses estão menos consumistas, para pouparem mais, por medo do que possa acontecer no futuro. O desemprego, por exemplo, é frequentemente apontado em Portugal como a principal preocupação em relação ao futuro.
Fonte: Agência Financeira, aqui.
Foi precisa a crise para se verificar uma certa contenção no consumo, viabilizando a dinamização da poupança. Confiamos as nossas economias aos Bancos. Sabemos que nestas alturas não devemos trocar uma remuneração certa, por uma mais elevada mas de concretização incerta.

0 comentários: