Pois...E o prémio?!!

Publicada por José Manuel Dias


As taxas de juro nos contratos de crédito à habitação estão a descer desde Dezembro, acompanhando a queda das Euribor. Uma redução que não chega a quem está agora a comprar casa, devido ao aumento dos "spreads" pela banca. Desde Outubro de 2007, a diferença entre os juros praticados nos contratos e a taxa Euribor já aumentou 300%.
Apesar das descidas registadas nos últimos meses, este valor está mais de 1,7 pontos percentuais acima da média das taxas Euribor nos três meses correspondentes (média entre Outubro de Janeiro).
Fonte: Jornal de Negócios desta data, aqui.
As taxas de juro incorporam um prémio de risco. Se o nível de incumprimento do Crédito Habitação tem subido em resultado de riscos diversos, nos quais se incluem os denominados 3 D´s, mas em que sobreleva o desemprego, parece ter sentido que o prémio de risco incorporado no pricing seja objecto de agravamento. Levar mais caro, neste caso, não quer dizer que os Bancos tenham margem de lucro superior.

1 comentários:

  1. Ana Pontes disse...

    Mesmo que as taxas de juro desçam, na actual conjuntura o risco de incumprimento é enorme, logo quando há maior risco maior terá que ser o spread, para poder cobrir as "falhas" dos agentes económicos que se financiam através do crédito bancário.
    Os bancos não têm mais margem de lucro, têm forçosamente que fazer face a mais despesas provenientes do incumprimento do crédito.