Crédito seguro

Publicada por José Manuel Dias


Os fabricantes nacionais de calçado estão já a perder encomendas no estrangeiro devido ao corte dos seguros de crédito (que cobrem o risco do não recebimento de pagamentos por parte dos clientes). Este problema põe em causa não só as exportações mas também as próprias empresas.
"As vendas estão a decorrer bem, as encomendas chegam, mas mais de 50% destas ficam paradas a aguardar uma decisão" da seguradora, explicou este responsável. Trata-se de um problema que "ocorre desde Setembro" e que "abrange 75% do mercado, sobretudo em Espanha", acrescenta Amílcar Monteiro. Na semana passada, o Governo anunciou uma nova medida para tentar desbloquear o problema. O Executivo de José Sócrates garante o pagamento de 60% da encomenda, substituindo a seguradora; os restantes 40% são garantidos pela própria empresa.
Fonte: Diário de Notícias, aqui.
Vender com segurança é o segredo das empresas de sucesso. Vender implica, na maioria das situações, a concessão de crédito. O risco deve ser acautelado. O conhecimento da valia dos devedores é essencial. Fazer um seguro de crédito é uma atitude avisada: não se vá perder numa venda o lucro de muitas outras. O problema é que as seguradoras estão a tomar menos riscos, inviabilizando o fecho de alguns negócios. A confiança (ou a falta dela) condiciona o nosso futuro. Faz bem o Governo, em fazer o que faz. É preciso reactivar o crédito para que a economia se dinamize. O futuro dirá se este propósito é bem sucedido.

0 comentários: