Lampadinhas precisam-se

Publicada por José Manuel Dias


A substituição do recibo de vencimento em papel - aquele que muitos de nós recebe e rasga todos os meses - pelo "recibo de vencimento electrónico" foi uma das ideias spresentadas no âmbito do concurso de ideias de simplificação para os funcionários públicos. Um prémio para incentivar a capacidade de inovação neste domínio, por parte de todos os que exercem funções públicas, beneficiando da sua experiência profissional e da sua relação de proximidade com os utentes.
Algumas das ideias suprimem encargos que incomodam muita gente, poupam papel desnecessário, ocupam pessoas com tarefas sem valor acrescentado; outras, ideias mais complexas, que quem está por dentro dos serviços acha possível desenvolver. Balcões únicos para a importação de automóveis, mais serviços electrónicos para professores e alunos, avisos por sms, desmaterialização de expediente entre serviços públicos, estão entre os vários tipos de sugestões. Para saber mais clicar no Simplex.
Fonte: Diário Económico, artigo de opinião de Maria Manuel Leitão Marques, Secretária de Estado da Modernização Administrativa.

1 comentários:

  1. Filipe Silva disse...

    São ideias simples e com resultados à vista.
    A questão, por exemplo, dos recibos electrónicos está em prática na escola onde exerço a profissão e com excelentes benefícios. Mais comodismo, menos gasto de papel e como tal contribuição para a redução da devastação da floresta e no impacto ambiental na produção do mesmo. Pequenos gestos que traduzem-se em grandes alterações dada a escala a que são estabelecidos.