A Visão

Publicada por José Manuel Dias


Um viajante avistou ao longe uma construção e resolveu aproximar-se. Verificou então que três pedreiros estavam a trabalhar na mesma obra e a fazer o mesmo serviço. Resolveu, então, perguntar-lhes o que estavam a fazer. Perguntou ao primeiro que lhe respondeu: "Estou a ganhar a vida". Perguntou ao segundo que, sem levantar os olhos, disse " Estou a assentar pedra" . Por fim questionou o terceiro: " E tu que estás fazer?" Estou a ajudar a construir uma catedral, respondeu-lhe prontamente.
Esta pequena história procura sublinhar a importância de, numa organização, todos saberem responder à questão central : " Para onde vamos?". Se cada um dos integrantes de uma organização não souber responder a esta questão, como saberá que o caminho que está a seguir é o adequado?
Importa, por isso, definir, antes de mais e acima de tudo, para onde queremos ir. Caberá à gestão de topo de uma organização essa definição. A escolha da Visão - a declaração sucinta do que aspira a ser...a terra prometida onde corre leite e mel - é essencial para alinhar toda a organização com a estratégia preconizada. A criação de um sistema de gestão que monitorize o desempenho é, também, uma condição necessária para garantir que as acções das diferentes áreas estão em linha com os objectivos e as metas a atingir.
E você sabe qual é a Visão da organização a que pertence?

6 comentários:

  1. Anónimo disse...

    e todas terão essa Visão em Portugal? não é cepticismo, antes fosse.

  2. Anónimo disse...

    Venho desejar bom fim de semana.

  3. crt disse...

    José,
    Que cursos de formação está a ministrar?
    as inscrições ainda estão abertas?
    Bom fim-de-semana.

  4. Marina disse...

    Se considerar como a minha organização o Ministério da Educação...
    Acho que não consigo responder à pergunta!
    Acho que nem eles!

  5. Anónimo disse...

    Um empresa com visao limitada, infelizmente. Factura à medida das necessidades!

  6. Anónimo disse...

    Gostei de "A criação de um sistema de gestão que monitorize o desempenho é, também, uma condição necessária".

    Importante a MOTIVAÇÃO. Há que motivar os colaboradores para um bom desempenho e consequente produtividade. Uma das formas é mostrando-lhes a VISÃO e a importância que cada um tem, com o complemento do outro, na obtenção dos resultados/metas.

    Bom fim de semana.