Somos todos empresários

Publicada por José Manuel Dias


Para os austríacos, num sentido geral ou amplo, a função empresarial coincide com a própria acção humana. Neste sentido poder-se-ia afirmar que exerce a função empresarial qualquer pessoa que actua para modificar o presente e conseguir os seus objectivos no futuro. Ainnda que esta definição possa à primeira vista parecer demasiado ampla e em desacordo com os usos linguísticos actuais, há que ter em conta que a mesma está em conformidade com o original significado etimológico do termo empresa. De facto, tanto as expressões espanhola e portuguesa empresa como as acepções francesa e inglesa entrepreneur procedem etimologicamente do verbo latino in prehendo-endi-ensum que significa descobrir, ver, perceber, dar-se conta de, capturar; e a expressão latina in prehensa comporta claramente a ideia de acção, no sentido de tomar, agarrar.
.../...
A função empresarial, em sentido estrito, consiste basicamente em descobrir e avaliar (prehendo) as oportunidades de alcançar um fim ou, se preferirmos, de conseguir algum lucro ou benefício, tendo em conta as circunstâncias envolventes e agindo de modo a aproveitá-las.
In " Escola Austríaca - mercado e criatividade empresarial", Jesús Huerta de Soto, O Espírito das Leis Editora, Lda, Lisboa ( 2006)

0 comentários: