Direito à saúde

Publicada por José Manuel Dias


A saúde, tal como hoje se entende, ou é saúde comportamental ou não é nada; do mesmo modo que em outros tempos, a enfermidade ou era lesão orgância, ou não era nada. Se antes se definiu a enfermidade em função da patologia, agora a saúde define-se em função da conduta. Assume-se, de certa forma, que ainda que a conduta não seja a razão última de explicar a saúde, é, sem dúvida alguma a penúltima e, por isso, há que forçosamente apelar a ela. Não podia ser de outro modo, dado que (...) os hábitos pessoais e o peculiar estilo de vida - os hábitos comportamentais - constituem o principal substracto em que fundam as suas raízes a maioria dos factores de risco que, crescendo, acabam por fazer aparecer as principais enfermidades responsáveis na actualidade pela morte das pessoas.
Aquilino Polaino-Lorente
Doutor em Medicina e Filosofia, Especialista em Psiquiatria, Catedrático de Psicopatologia na Universidade Complutense

3 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Os ditados populares estão carregados de sabedoria, um se aplica bem ao seu texto, e logo me veio a cabeça: Se morre do jeito q se vive.

  2. Kafé Roceiro disse...

    Amigão,
    obrigado pelo apoio e felicidades no ano que se inicia.
    Um abraço do Kafé.

  3. karla disse...

    falando em ditados, lembrei-me de um outro k tb aki se pode aplicar: "quandoa cabeça não tem juízo, o corpo é k paga"... tb é uma grande verdade, a final, nós somos o reflexo da vida k levamos...

    beijinhos