Vencedores e Derrotados

Publicada por José Manuel Dias


Quando um vencedor comete erros diz " Enganei-me..." e aprende com os erros.
Quando um derrotado comete erros diz "A culpa não foi minha" e responsabiliza terceiros.
Um vencedor compremete-se com a sua palavra e cumpre.
Um derrotado faz promessas, "não mete os pés a caminho" e quando falha só se justifica.
Um vencedor diz " Sou bom mas vou ser melhor ainda".
Um derrotado diz " Não sou tão mau assim, há muitos piores que eu".
Um vencedor respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles.
Um derrotado resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos seus defeitos.
O vencedor diz " Deve haver uma forma de fazer melhor".
O derrotado diz " Sempre o fiz assim".
O vencedor é parte da solução.
O derrotado é parte do problema.

14 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Olá José Manuel!

    Eu prezo-me por ser parte da solução e sei que ainda tenho muito que aprender, mas sabes que todos os dias me levanto com essa predisposição? Com o desejo de evoluir e fazer sempre melhor? Quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

    Bjs. Boa semana.

  2. Cleopatra disse...

    "Quando um vencedor comete erros diz " Enganei-me..." e aprende com os erros."

    Nem mais nem menos.
    Mas o vencedor é sempre um vencedor...é por o ser que diz e só o diz por o saber ser.

  3. Anónimo disse...

    Gostei desta lição

  4. Anónimo disse...

    Acho que todos somos na vida, e à vez, ora vencedores, ora derrotados. O mais das vezes custa-nos comportar-nos como derrotados, mas, se não passarmos também por essa aprendizagem, nunca saberemos ser vencedores. Abraço!

  5. Anónimo disse...

    Olá,
    Que posso eu dizer se os meus olhos não falam!
    Transmitem emoções, a essa beleza inconfundível
    Que as palavras me transmitem
    Aqui estou eu para te dar o meu gesto de carinho
    Soberbo...

    Conceição Bernardino
    Meus blogs http://amanhecer-poesia.blogspot.com

    http://sentidos-visuais.blogspot.com

  6. Ni disse...

    Belíssimo!
    ...

    Li e reli.
    Saboreei cada frase profundamente, como quem cumpre um ritual.

    ...
    Texto de uma simplicidade próxima das grandes máximas filosóficas. (Só na simplicidade está a verdade e não nos textos 'barrocamente' elaborados com que, por vezes, nos tentam impressionar!).

    ...

    Um vencedor vence-se a si mesmo, na medida em que compete consigo próprio, ultrapassando-se... nas imperfeições que todos temos.

    Um derrotado tem a fugaz ilusão da vitória sobre o outro... transformada em desânimo, quando o outro se levanta e, por vezes, até lhe agradece a 'lição'.


    Sim, considero derrotados todos aqueles que festejam a tristeza que oferecem ao outro.
    E sim, considero vencedores todos aqueles que festejam a alegria que oferecem ao outro.


    Sorriso.

    Abraço de vento e água límpida.

    Ni*

  7. Marina disse...

    O verdadeiro derrotado é aquele que, logo à partida, nem sequer tem o objectivo de aprender e de vencer.
    Nem tenta...

  8. rui-son disse...

    Gostei muito do texto e da lição. Eu faço sempre por evoluir e aprender com quem sabe mais. Nunca estar parado e andar sempre em frente. E claro, mesmo que custe, admitir os proprios erros.

    Obrigado pela visita! Gostei muito do teu espaço.

  9. Anónimo disse...

    Adorei o texto... tão verdadeiro!

  10. Anónimo disse...

    Nada mais sábio, José Manuel. Por isso tento sempre aprender com vencedores e ficar junto deles , se possível. Difícil conviver com derrotados! Grande beijo!

  11. Terra e Sal disse...

    Resumindo meu Caro José Manuel Dias:

    O sabedor ou vencedor sente a sua ignorância, e procura diminui-la...
    O Ignorante, muito limitado naturalmente, nem se apercebe, quanto estúpido é.
    Interessante esta sua reflexão.
    Um abraço e bom fim de semana.

  12. Lídia disse...

    Xeque-mate. A vida é um jogo... Estamos cá para vencer.

  13. José Manuel Dias disse...

    Muito obrigado pelos comentários produzidos. Este blogue sem o vosso contributo seria apenas um amontoado de letras.

  14. Marta disse...

    Gostei muito mesmo... mas haverá um meio termo ou saltamos de vencedor para derrotado directamente? Encaixo-me nos 2 perfis... ou em nenhum...