Criatividade e inovação - o método dos seis chapéus

Publicada por José Manuel Dias


O método dos seis chapéus criado por Edward de Bono é um modelo de raciocínio utilizado para explorar diferentes perspectivas para delinear uma estratégia numa situação complexa. Utiliza-se em situações de discussões em grupo : uma pessoa apresenta os factos do caso (chapéu branco, visão neutra), outra gera ideias sobre o modo como o caso pode ser tratado ( chapéu verde, pensamento criativo), enquanto a seguir uma outra lista as vantagens (chapéu amarelo, optimista) e uma outra lista as desvantagens (chapéu preto, o advogado do diabo).
Depois deste processo, há um elemento que sumariza as tendência de opinião sobre as várias alternativas em análise (chapeu vermelho, conciliação) e, finalmente, o último membro sistematiza a discussão e encerra a reunião (chapéu azul, consenso).
Técnica especialmente aconselhada para sessões de criatividade. Uma vez que todos os membros têm um papel definido a discussão pode ser franca e aberta, anulando-se a tendência para a personalização das críticas.
Quem pretender aprofundar este tema pode consultar o sítio do seu criador : http://www.edwdebono.com/ .

4 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Realmente, é criativo. Mas, penso que poderá ser uma questão de marking ;)

    :)**

  2. Anónimo disse...

    Muito interessante...
    E agora uma pergunta de gaja: Onde é que se compra essa variedade toda de chapéus...? LOL

    ;)

    Bj.

  3. Anónimo disse...

    Muito interessante. Boa semana.
    Cpts

  4. Pedro disse...

    Interessante perspectiva sobre a estratégia do debate de ideias...