Balança Comercial

Publicada por José Manuel Dias


De Janeiro a Outubro de 2006, as exportações portuguesas cresceram 12,6% e as importações 8,5%. As exportações para a União Europeia cresceram 8,6% e para os países terceiros aumentaram quase 30% (28,6%). As importações cresceram 7,1% e 12,8% respectivamente.
A taxa de cobertura ( percentagem das nossas importações que podemos considerar pagas com o valor das exportações), passou de 62,5 % em 2005 para 64, 8% no ano em curso. Dito de outro modo, apesar da melhoria continuamos a depender muito do exterior.
A melhoria destes indicadores não poderá dissociar-se da necessária competitividade e inovação das empresas portuguesas condições essenciais para a conquista de novos mercados. A consolidação e reforço da marca Portugal pode, também, dar um impulso nesse sentido, bem como a "cooperação estratégica" entre Governo e Presidente, espelhada, uma vez mais, na visita presidencial à Índia. Ministros e empresários aproveitam a "boleia" e procuram descobrir "novos caminhos para a Índia".
Fonte: Banco de Portugal

1 comentários:

  1. Kalinka disse...

    Iniciou-se a contagem decrescente para o lançamento do livro:
    «Que é o Amor?».

    Colaborei com um texto da minha autoria , dedicado a todos que passaram na minha Vida e, que de alguma forma, deixaram momentos inesquecíveis; mas, principalmente a alguém muito especial que nasceu dia 7 de Fevereiro e que, por não pertencer ao Mundo dos vivos, guardo com muito Amor, na minha memória (minha Mãe).

    Beijos e abraços.

    BOM FIM DE SEMANA.

    Nota: nem pode imaginar a Felicidade que sinto ao participar nesta obra, de forma tão insignificante ou, talvez não!!!