O Business Excellence Model (EFQM) foi desenvolvido para o European Quality Award, com o objectivo de disponibilizar aos gestores de topo de uma organização uma ferramenta que lhes permita participar e medir o desempenho da sua organização quando comparada com outra organização do mesmo ou de outro sector de actividade. A figura explicita o modelo que fundamenta o Prémio Europeu de Qualidade (EFQM). A satisfação dos clientes, dos colaboradores e o impacto sobre sobre a sociedade são obtidos através da liderança que impulsiona a política e a estratégia, a gestão das pessoas, os recursos e os processos, que podem levar à excelência dos resultados.
O BEM tem sido adoptado por organizações de diversos países, como instrumento de medição de performance. De igual modo diversas empresas utilizam o BEM com o intuito de melhorar a sua eficiência e alterar o modo de funcionamento interno.
O BEM tem sido adoptado por organizações de diversos países, como instrumento de medição de performance. De igual modo diversas empresas utilizam o BEM com o intuito de melhorar a sua eficiência e alterar o modo de funcionamento interno.
São apontados, geralmente, como Benefícios da aplicação deste modelo:
- A metodologia estruturada para melhorar o desempenho da Empresa;
- Os resultados baseados em factos e não na percepção de cada um;
- A construção de consensos, a nível superior, da estratégia a seguir pela organização.
- A metodologia estruturada para melhorar o desempenho da Empresa;
- Os resultados baseados em factos e não na percepção de cada um;
- A construção de consensos, a nível superior, da estratégia a seguir pela organização.
- A formação de recursos humanos capazes de aplicar os princípios fundamentais da Gestão pela Qualidade Total;
- A inovação e aprendizagem contínua contribuem para a melhoria do deempenho;
- O reforço da motivação dos colaboradores da empresa no sentido de alcançar a excelência ao nível da estrutura organizacional e do rspectivo negócio;
- Medir, de forma objectiva e consistente, os resultados alcançados ao longo do tempo;
- Medir, de forma objectiva e consistente, os resultados alcançados ao longo do tempo;
- A criação de condições para o incremento do Benchmarking a nível interno, uma vez que dispômos dos resultados obtidos por outras Unidades da Organização.
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