Quadro de Referência Estratégico Nacional

Publicada por José Manuel Dias


O Primeiro-Ministro presidiu ontem à apresentação do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 (QREN), que prevê um investimento global de 44,7 mil milhões de euros, sendo 21,5 provenientes dos fundos da União Europeia, e o restante do Estado e de privados portugueses.
Os fundos organizam-se em três Agendas - Potencial Humano, Factores de Competitividade e Valorização do Território - e sete Programas Operacionais Regionais. O PM situou em «três domínios as insuficiências, estratégicas e de concretização, da absorção dos fundos comunitários»: défice na «qualificação dos nossos activos» e a «fragilidade da nossa cultura técnica e científica»; falta de «selectividade no apoio ao investimento verdadeiramente modernizador e com potencial de multiplicação»; e falta de «melhoria dos factores envolventes do sucesso competitivo», os custos de contexto.
Não desperdicemos esta excelente oportunidade para melhorar a qualificação dos portugueses, promovendo um modelo de crescimento económico sustentável e uma maior coesão social.

1 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Valorização do território: acabam-se com um número indeterminado de extensões rurais (dependentes do Ministério da Agricultura); acabem-se com uns Centro de Saude... entupam-se as cidades ainda mais.
    Desculpa lá mas não resiti a ver sob o meu ponto de vista e deixar aqui.