UA entra na parceria internacional com a Universidade Carnegie Mellon

Publicada por José Manuel Dias


Teve lugar ontem, no Parque de Exposições de Aveiro, a cerimónia de lançamento do programa de colaboração entre o Estado português e a Carnegie Mellon University (CMU), assim como a assinatura dos respectivos contratos e acordos de colaboração com a Universidade de Aveiro, outras universidades e centros de I&D nacionais. Presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, a cerimónia contou com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. Pela CMU estiveram presentes, o Presidente Jared Cohon, e o Director da Escola de Engenharia da Universidade norte-americana, Pradeep K. Khosla.
A Universidade de Carnegie Mellon (CMU), situada em Pittsburg, nos EUA, tem vindo a ser considerada ao longo dos anos uma das melhores escolas do mundo em áreas como a Informação e Gestão de Tecnologia, Sistemas de Informação, Informática (Ciência de Computadores), Engenharia de Computadores e em Electrotecnia.
A parceria entre a Carnegie Mellon University (CMU) e o Governo português na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vai compreender o desenvolvimento de um instituto internacional de natureza virtual a designar por Information and Communication Technologies Institute.
O programa de acção do Instituto será centrado em temas de processamento e redes de informação, incluindo engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua, mas envolvendo componentes aplicacionais de redes e tecnologias de sensores e gestão de infra-estruturas críticas, assim como de análise de políticas de informação e gestão do processo de mudança tecnológica, envolvendo, ainda, a área de investigação matemática.
O Programa CMU-Portugal insere-se no conjunto de acções que o Governo está a desenvolver para o fortalecimento da cooperação científica e tecnológica com instituições de reconhecido mérito internacional, de uma forma que venha potenciar projectos inovadores que contribuam efectivamente para reforçar a capacidade científica e de formação avançada em Portugal.
A nossa Universidade vê reconhecida a sua importância ao ter sido uma das escolhidas para esta parceria. O futuro está nas nossas mãos...Não desperdicemos, pois, estas oportunidades.

1 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Aqui está uma boa notícia.