Máximas e reflexões

Publicada por José Manuel Dias


1. Nos homens, noventa por cento da satisfação, resulta da ideia que os outros homens fazem deles.
2. Algumas pessoas consideram o louvor ao mérito alheio como lesivo do mérito próprio.
3. Os trambolhões que os filhos dão na vida são muitas vezes devidos à cegueira do amor dos pais.
4. A pontualidade é uma condição importante da integridade de carácter.
5. A esperteza é a inteligência dos estúpidos.
6. A vida de um homem de juízo é a resultante de muitas renúncias.
7. Quando perderes, não percas a lição.
8. A razão para ser razão precisa de ser entendida.
9. Nunca te esqueças do ABC do êxito: competência, oportunidade, coragem.
10. Uma economia cresce quando os cidadãos produzem, não quando o governo gasta.
11. Todo o empréstimo que pede um governo, a prazo traduz-se num imposto para os cidadãos.
12. A consciência humana, em geral, termina no ponto em que principia o interesse.
Esolhidas ao acaso e com um único propósito: suscitar uma pequena reflexão sobre a vida, as atitudes os valores e os comportamentos. Fica feito o desafio.
Recolha baseada nos seguintes livros "Pequeno Livro de Instruções para a Vida". Vols I, II e III, Gradiva, Lisboa e " A contas com a Ética Empresarial", José Manuel Moreira, Principia, Cascais.

13 comentários:

  1. A Professorinha disse...

    7. Quando perderes, não percas a lição.

    Admito o meu pior defeito: quando perco custa-me aceitar... Ainda não me apercebi se tenho aprendido alguma coisa...

  2. GK disse...

    1. Nos homens, noventa por cento da satisfação, resulta da ideia que os outros homens fazem deles.

    LOL Então é melhor não pedir opiniões... LOL

    Bj.

  3. GUIA DO APOSTADOR disse...

    Bem estas frases valem o que valem: umas parecem-me pura realidade, outras bem próximas dela e outras tantas um pouco exageradas. Mas o mais importante está lá: reflectiu-se para omitir opinião! Boa semana.

  4. Didas disse...

    A n.º 1 é típica de formador, eh eh..

  5. Guilherme Roesler disse...

    Jose, a lição "Algumas pessoas consideram o louvor ao mérito alheio como lesivo do mérito próprio" é a mais sábia na minha opinião

  6. Terra e Sal disse...

    Caro José Manuel Dias:
    Todos nós temos modos de ver as coisas, e só porque há regras na vida é que apoiamos e nos regulamos por frases estruturadas, por estudadas e que se tornam em "frases feitas".
    A personalidade e o carácter de cada um de nós, é que define as suas regras de vida, e ou, está compatível com elas, e normalmente está pela educação convivência etc ou então é um "violentado".
    Acha que um marginal ao sistema convencionado, tem os mesmos padrões de regras que aqueles que se regem por eles?
    E, claro, eles são por isso mesmo mariginais, uma minoria...
    Agora imagine que tudo funcionava ao contrário...
    Que eles (os marginais) é que eram a maioria...
    Quem seria neste caso o "marginalizado"
    Penso que quem se conhece a si próprio ( o que é sempre dificil)reconhece os seus valores e defeitos.
    De qualquer modo aceito como "convencionado" os princípios que ali se afirmam.
    Um abraço

  7. Esther disse...

    A esperteza é a inteligência dos estúpidos... Como se aplica aquí no meu país , repleto de políticos espertos...gd abraço!

  8. CarpeDiemBeHappy disse...

    Tudo que aqui deixaste é uma grande verdade!Gostei

    Quando perderes nunca percas a lição...

    Beijos

  9. veritas disse...

    Olá!

    Vou pegar no ponto 1. Houve uma altura da minha vida em que me preocupava o que os outros pensavam de mim. Penso que o desprendimento desse factor passa por um processo de amadurecimento, reflexão e introspecção cuidados e a nível personalíssimo. Hoje, o que me interessa é deitar-me todos os dias de bem com os meus valores, com a minha consciência enquanto ser humano, independentemente dos que os outros pensem, ou deixem de pensar.Bom fim-de-semana.

    Bjs

  10. Vida disse...

    Frases sábias sim senhor, nem precisamos de reflectir muito sobre elas, especialmente a dos impostos, já a conhecemos bem.

    Bom fim de semana.

  11. José Manuel Dias disse...

    Muito obrigado pelos comentários.

  12. Lena Casas Novas disse...

    Toda reflexão leva-nos a crer no queimaginamos, sonhando acordado, medo de errar, medo de trair sua alma. Eu vivo refletindo, minha vida é uma reflexão!
    Te vejo no Portal

  13. Anónimo disse...

    Belo desafio... mas nem sp se tiram lições!

    O ser humano é bem mais complexo!

    Algumas máximas são interessantes!

    Foi bom reflectir um pouco... mm para quem já é por si a 'reflexão' personalizada!

    abrs