Efeito Pigmaleão

Publicada por José Manuel Dias


Pigmalião era rei de Chipre e um excelente escultor. Optou por viver isolado, mergulhado no seu trabalho, por pretender viver em celibato por não concordar com a atitude libertina das mulheres da sua terra. Sensível, no entanto, à sua beleza, decidiu esculpir uma imagem onde pretendeu retratar a mulher ideal. A estátuta de tão viva e esbelta que era, acabou por desencadear a paixão do seu autor. Com o exarcebar do sentimento, Pigmaleão implorou à deusa Afrodite uma mulher igual. A deusa não encontrando na ilha uma mulher que chegasse aos pés da que Pigmaleão esculpira, transformou a estátua numa mulher de carne e osso chamada Galatéia que se tornou sua esposa.
O efeito Pigmaleão é visto, no seio da psicologia, como a capacidade de determinamos os nossos próprios rumos, concretizando objectivos ambiciosos, particulares ou colectivos. A melhoria da aprendizagem e do desempenho resulta, em grande parte, das elevadas expectativas do líder (formador, professor, treinador, etc.) sobre os seus colaboradores.
O efeito Pigmalião realinha a realidade de acordo com os nossos desejos. Numa só ideia: os colaboradores têm melhores desempenhos quandos os chefes depositam neles elevadas expectativas.
José Mourinho é, ao que dizem, especialmente dotado no uso deste intrumento de motivação e de concretização de resultados. "Eles são bons, de facto, mas não são tão bons como o que pensam que são", foram as suas palavras, quando a equipa do Porto, constituída na sua maioria por jogadores pouco conhecidos, ganhou a Taça UEFA".
Fontes: Wikipédia e " A essência da liderança" , Rego, Arménio e Pina e Cunha, Miguel, Editora RH, Lisboa (2004)

3 comentários:

  1. mim disse...

    Eu gosto dessa imagem... Esse foi mesmo um bom momento!

  2. crt disse...

    Comecei a ler, olhei para a imagem e pensei: que raio! o que é que o traseiro, para não dizer cú, tem a ver com as calças?

    Percebi depois que falavamos não do rei de Chipre, Pigmaleão, mas do rei Mourinho!!!

    Pois, eu não sou o mourinho, mas sempre defendi que o exemplo vem de cima. Ou, dito de outro modo, devemos dar o exemplo se queremos bons resultados. Daí que seja tão crítica quanto aos comportamentos/exemplos de quem legisla e nos governa.

    Boa semana de trabalho, José. E seja um bom formador, que é certamente.

  3. GK disse...

    Empiricamente já conhecia o efeito Pigmaleão. Mas é bom cristalizar conhecimentos.