Sabedoria dos clássicos

Publicada por José Manuel Dias


As minhas escolhas de pensamentos clássicos que ainda hoje nos inspiram:

1. Nada perdura, senão a mudança.
Heraclito, filósofo grego
2. Somos aquilo que fazemos consistentemente. Assim a excelência não é um acto mas sim um hábito.
Aristóteles, filósofo grego
3. Os Deuses ajudam aqueles que se ajudam a eles próprios.
Esopo, fabulista grego
4. Tememos as coisas na medida em que as ignoramos.
Tito Lívio, historiador romano
5. Não é por as coisas serem difíceis que não temos ousadia. É por não termos ousadia que as coisas são difíceis.
Séneca, escritor romano
6. O nosso gasto mais dispendioso é o tempo.
Teofrasto, filósofo grego

19 comentários:

  1. Jay Dee disse...

    E que sabedoria...

    Beijo

  2. Santa disse...

    Caro José Manuel

    Ao comemorar, hoje, o primeiro ano do Blog da Santa eu não poderia deixar de agradecer atenção que sempre recebi. Bjs

  3. Elipse disse...

    Escolho o primeiro; e também o último. apaixonam-me as temáticas do tempo e da mudança (uma e outra partes da mesma coisa) ou não fosse a minha formação na área da História.
    Belo post.

  4. Guilherme Roesler disse...

    José Manuel, me tire uma duvida cruel, por favor: por que será que os gregos e sua civilização ainda é eterna? Por que será?! Abração, Guilherme

  5. APC disse...

    ...Thank you!
    Antes de uma desejada e merecida abordagem exploratória deste recanto, que nasceu aquando o meu (e porque mais não posso para já, pois prometi a mim mesma 15 dias de labuta ininterrupta, obsessiva e obstinada), posso, pelo menos, dizer isto: anche io sono una formatrice.
    Abraços pedagógicos (sem que com isto me arrogue na veleidade de querer ensinar alguém a dá-los, pois claro!:-|)

  6. Al Berto disse...

    Viva Zé Manel:

    Entre outros estes foram seres bons que a natureza humana produziu.
    Infelizmente não são a maioria.
    Obrigado pela tua visita e comentário.

    Um abraço pela tua simpatia.

  7. Magui disse...

    Todas as frases sao otimas. De vez em qd e bom revisar os grandes pensadores.
    Como vc nao tem a opcao OUTROS em seu coments vou usar o blogspot mas esta desativado.Porque nao instala o haloscan?
    http://somagui.zip.net

  8. Thiago Forrest Gump disse...

    Ao meu modo de ver, a última é a mais sagaz.

    Mas isto é minha opinião...



    Bom fim de semana

  9. Pé de Salsa disse...

    Bom dia!

    Se perdessemos um pouco mais de tempo a pensar, perderíamos muito menos tempo a trabalhar.

    Belo resumo de pensamentos sobre os quais nos devíamos debruçar mais vezes.

    Gostei.
    Abraço

  10. mni disse...

    cá vim eu "beber"!
    bom-fim-de-semana.

  11. Aprendiz de Viajante disse...

    Pensamentos que duram uma eternidade!

    Bjo e bom fds.

  12. veritas disse...

    Olá José Manuel:
    Todos são fundamentais. Devem guiar todos os passos da nossa vida. Agora comento o 5.Apela à coragem, força interior, renascimento, o que mais necessito neste momento da vida!

    Bjs.

  13. Pedro Melo disse...

    Porque a sabedoria é diferente do conhecimento... meditemos nela.

  14. MS disse...

    Sabes como gosto dos 'saberes' tradicionais, venham eles da antiguidade clássica, das filosofias orientais, ou dos adágios populares.

    Encerram sp tanto em tão curtas frases! Essa tb uma verdadeira sabedoria!

    bjs e bom f-s!

    Sensibilizada pelo teu olhar em meu espaço.

  15. Luna disse...

    Pensamentos sabios que ficam pela eternidade, so os entendessemos em toda a sua essencia, e tentassemos pautar a nossa vida por eles , como tudo serti mais facil
    beijos

  16. Giu disse...

    A sabedoria filosófica atravessa os séculos e é facilmente aplicável nos dias de hoje. Mesmo porque com tantos os problemas da vida moderna o ser humano não tem mais tempo para filosofar. O pensamento de número 5 é o meu preferido, desta lista.
    Agradeço a sua visita lá nos meus Temporais e desejo-lhe um ótimo final de semana. Bjos.

  17. A Professorinha disse...

    "Tememos as coisas na medidda em que as ignoramos."

    E quantas vezes, devido a esta verdade, pessoas competentes e sabedoras são afastadas para dar lugar à incompetência...

  18. José Manuel Dias disse...

    Muito obrigado pelos vossos comentários. O blogue sem a vossa colaboração seria apenas um conjunto de palavras sem qualquer significado.

  19. Vanda disse...

    José Manuel, é sempre bom lê-los e recordá-los...sabermos que afinal as grandes verdades, essas, são imutáveis...

    Sólidas como os pilares, as colunas, que resistem ao tempo e aos homens...

    :)