A contas com a verdade (*)

Publicada por José Manuel Dias


Era uma vez uma menina que, para gáudio dos seus pais, se revelou, logo nos primeiros anos de escola, muito boa a Matemática. " A minha filha é muito boa nas contas", costumava gabar-se o pai.
Com o tempo e à medida que, com o andar dos estudos matemáticos, os "números" e as "letras" mais se misturavam, atrapalhando a tabuada, a boa aluna passou a ser apenas razoável. O pai, contabilista, passou então a queixar-se de como as "letras" também atrapalhavam a filha nas contas.
Muita gente, que triunfou na vida e que se debate com as dificuldades escolares dos seus filhos em fazer bem as contas, pensa que o seu desempenho melhorará à medida que os seus números se misturarem com cada vez mais cifrões...
Estou perante uma assembleia de mulheres e homens que, se não tivessem outras nobres e notáveis qualidades, teriam em comum uma experiência única e às vezes difícil: saber quanto os cifrões podem minar o acerto das contas e quanto essa dificuldade pode afectar as consciências.
(.../...)

(*) Excerto de comunicação apresentada por José Manuel Moreira na Sessão Plenária presidida pelo Professor Rogério Fernandes Ferreira, " A Ética, a Deontologia, a Pedagogia e a Didáctica", das VII Jornadas de Contabilidade e Auditoria, Coimbra, 1998.

5 comentários:

  1. Saramar disse...

    Olá amigo

    Como você está certo!

    Os cifrões, se considerados como a parte mais importante da vida, atrapalham-na, perturbam-na e só trazem infelicidades.

    Beijos

  2. tb disse...

    pois é. num mundo em que todos se preocupam mais com o ter do que com o ser...
    Vim espreitar para ver quem me visita. Conto voltar
    Abraços

  3. Pé de Salsa disse...

    Uma bela história. É uma verdade embora o facto dos bons alunos à disciplina de Matemática se tornarem menos bons ou maus não se deva apenas ao aparecimento das letras. Este grande problema que o nosso País tem em mãos, levar-nos-ia a algumas horas de "discussão".

    Os cifrões, bem os cifrões estão muito para o lado de lá...

    Agradeço a visita ao meu canto.

    Cumprimentos

  4. GK disse...

    Oh-oh! Infelizmente, às vezes as contas não são contas... São... "sinergias"!... Isto é, são resultados onde um mais um é igual a mais que dois... LOL

    Bj.

  5. CarpeDiemBeHappy disse...

    Infelizmente ainda há muitas pessoas que só pensam em cifrões como se fosse o mais importante na vida!
    Se a matemática fosse só $$ o interesse por ela melhorava significativamente.
    bjs