Depois de ter partido em 2001 nos últimos 20 lugares do nível de governo electrónico («e-gov», na gíria) em 198 países, Portugal galgou, em 5 anos, uma centena e meia de posições, mas ainda está a uma distância considerável do pelotão da frente, conforme estudo efectuado pelo Centro de Políticas Públicas da Universidade de Brown nos meses de Junho e Julho deste ano, publicado hoje no caderno Economia do semanário "Expresso". Portugal figura em 48º lugar, atrás do nosso país irmão, Brasil, que está em 38º e muito atrás da vizinha Espanha, 10º. Na liderança do «e-gov» estão, hoje, três «tigres» asiáticos - Coreia do Sul, Taiwan e Singapura - seguindo-se os EUA, Canadá, Grá Bretanha, Irlanda, Alemanha, Japão e Espanha.
A nível de Portugal merecem particular referência a qualidade do Portal do Cidadão e o sítio da Direcção Geral de Contribuições e Impostos, já utilizado por uma larga percentagem de contribuintes.
Nos último 5 anos andámos bem... mas temos de andar ainda mais depressa se queremos estar entre os melhores. Esse desiderato tem de ser conseguido com a participação de todos os utilizadores da internet e, neste domínio, a avaliar pela informação da comScore World Metrix, divulgada pelo "Expresso", nem estamos nada mal classificados. Passamos, em média, por mês, 39 h 48 m «on line» enquanto que a média mundial se situa em 31,3 horas. Os israelitas são o povo que mais tempo passa por mês a navegar na internet: 57,5 horas em média, ao passo que os brasileiros ocupam 41 h 12 m.
Viva meu caro José Dias
Pessoalmente, penso que a questão não passa pelo número de horas de "navegação".
Mas sim pela tipologia de utilização e pela número de utilizadores.
Como se sabe apenas menos de um terço da população portuguesa (cerca de 3 milhões) utilizam e têma acesso à internet.
Este é o verdadeiro "choque tecnológico".
Cpts
Querido
Gosto muito de receber suas visitas. Vir aqui é sempre um prazer, ler seus textos, este em especial bem informativo pois não sabia destes dados.Só não estou com mais frequência é que não consigo acessar o COGIR pelo Mozilla. Um grande beijo aqui do Brasil!
Seria um prazer também recebê-lo no Miolo de Pote. Hoje (aos sábados) escrevo por lá, Coluna Arte Incomum. Bjs
http://blog-miolo-de pote.blogspot.com/
Para um povo como o Português, o avanço das tecnologias vai ser lento. Afinal, sempre fomos avessos às mudanças... sejam elas quais foram... Infelizmente pra nós como País.
Ai navegar é preciso... e nós que demos lições de navegação ao mundo inteiro, com o Infante d. Henrique!
mudar vai, mas a que velocidade essa não sei (não me parece das rápidas)e será que as mentalidades estão preparadas?
...
:)
Estamos mesmo mal, José Manuel. E quanto menos e-gov, mais roubalheira. Pelo menos no caso do Brasil....
Abs.
Quantidade nem sempre é qualidade , José. Grande abraço!
Vim cá retribuir a sua visita e aproveitar para conhecer a sua página. Agradeço-lhe por se deslocar até ao NÓS MEDIA e sobretudo por despender algum minutos, a deixar a sua mensagem.
Espero que NÓS MEDIA continue a merecer a sua vista e, quanto a nós, voltaremos a bater nesta porta.
Abraços
Silvino Évora
José Manuel, não sei quais são os ídices de tempo na internet aqui no Brasil, mas eu passo umas duas horas por dia.
É muito ?
Obrigado pela visita. Não conhecia o seu blog e, infelizmente não vai ser desta. Não consigo vêr as páginas bem, pois as letras sobrepõem-se umas nas outras.
Será um problema de configuração do meu IExplorer?
Voltarei mais vezes.
Um abraço.
E agora com o Simplex...
Vamos ver é se resulta!
Bj.
Caro Miguel
Estamos de acordo. De facto, como a Agatha disse, quantidade pode não ser qualidade. Concordará, no entanto, que quem está mais identificado com as novas tecnologias tem particular responsabilidades pela sua banalização. Portugal em 5 anos, avançou 150 lugares. Andou bem mas como o óptimo é inimigo do bom, temos que fazer ainda melhor e aqui, como a GK bem referiu, temos o Simplex...esperemos que dê uma ajuda.
Abraço
Kristal
De acordo com o estudo os Brasileiros passam, em média, por mês 41h 12mnts, apenas menos 12mnts que os suecos e bem mais que os Canadianos que consomem
38h 24mnts. Com duas horas por dia, 60 mês, está claramente acima da média.
Abraço
Professorinha...
Não partilho inteiramente do que explicitas...Em 5 anos avançámos muito: 150 lugares. Somos o povo da Europa que melhor se habituou ao Multibanco e em matéria de telemóveis rivalizamos com os nórdicos. Por outro lado as novas gerações ( conhecidas por geração do powerpoint) já estão muito identificadas com as novas tecnologias. Mais uns anos e estamos nos 25 primeiro. É o meu desejo e também a minha convicção.
Grato pelo teu comentário.
Bjs
Orlando Tambosi
A generalização do e-Gov é uma das vias para combater a burocratização ( geradora de muita corruptela e de alguma corrupção).
Volte sempre!
Olá Um outro olhar!
Abrem-se caminhos caminhando...como diz o poeta.
Abraço
Viva Rouxinol de Bernardim!
O passado pode ser fonte de inspiração para feitos futuros...
A auto-estima de um povo é decisiva para a consecução de objectivos cada vez mais ambiciosos.
Cumprimentos