Philip Kotler

Publicada por José Manuel Dias


O autor de Marketing Management esteve mais uma vez em Portugal. Doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology, leccionou Marketing Internacional na Kellog Graduate School of Management, da Northwestern University, uma das mais prestigiadas escolas de pós-graduação em Gestão do mundo. No Fórum Mundial de Marketing e Vendas 2006, realizado em Lisboa, Kotler proferiu uma lição sobre o Marketing orientado para os resultados. Iniciou a sua intervenção com a seguinte questão: " O que é que um Chief Marketing Officer ( CMO) deve fazer?". Segundo Kotler, o marketing tem de trabalhar para as vendas, é um impulsionador. " O novo mercado é implacável", lembra.
"A grande aposta hoje é a comodotização: temos de ser diferentes, de qualquer maneira, na proposta de valor; fazer melhor não é estratégia operacional, como dizia Porter. Copiar não chega".
De acordo com Phillip Kotler as cincos aptidões mais importantes do CMO são:
1. Recolher informações mais aprofundadas sobre os clientes;
2. Posicionar melhor a sua marca;
3. Encontrar novas ideias para produtos e serviços inovadores;
4. Comunicar com mais impacto.
5. Avaliar o seu impacto financeiro e conseguir maior alavancagem e respeito pelo marketing no interior da sua organização.

2 comentários:

  1. M&S disse...

    Um brinde à inteligência...

  2. Professorinha disse...

    No inovar é que está o ganho.