Consumismo cego

Publicada por José Manuel Dias


A nossa vida é influenciada em grande medida pelos jornais. A publicidade é feita unicamente no interesse dos produtores e nunca dos consumidores. Por exemplo, convenceu-se o público de que o pão branco é superior ao pão escuro. A farinha, cada vez mais finamente peneirada, foi privada dos seus princípios mais úteis. Mas conserva-se melhor e o pão faz-se mais facilmente. Os moleiros e os padeiros ganham mais dinheiro. Os consumidores comem, sem o saber, um produto inferior. E em todos os países em que o pão é a parte principal da alimentação, as populações degeneram. Gastam-se enormes quantias na publicidade comercial. Assim, imensos produtos alimentares e farmacêuticos inúteis, e muitas vezes prejudiciais, tornaram-se uma necessidade para os homens civilizados. Deste modo, a avidez dos indivíduos suficientemente hábeis para orientar o gosto das massas populares para os produtos à venda desempenha um papel capital na nossa civilização.
Alexis Carrel (1873, 1944) , in "O Homem esse Desconhecido"

1 comentários:

  1. Arauto da Ria disse...

    O que é a nossa sociedade...?!
    Pois é amigo,somos atafolhados todos os dias com produtos de qualidade duvidosa e nós ainda temos ou deviamos ter capacidade para resistir, mas as crianças...
    Como diria Pessoa, "estranha-se, mas depois entranha-se", que por sinal também disse isto, publicitando.
    Cumprimentos.