Que mensagem usaria para convencer os trabalhadores e empresas a aderir à formação profissional?
A mensagem que importa sublinhar é que aprender compensa, existe uma relação clara entre os níveis de qualificação e os ganhos económicos e sociais.
Aos trabalhadores será útil dizer que uma qualificação de base mais elevada facilita o acesso a melhores empregos, mais interessantes e com melhores salários. Para as empresas, investir em qualificação é, também, condição fundamental de sucesso. Trabalhadores mais qualificados garantem melhores níveis de produtividade, maior capacidade de inovação, asseguram a realização de actividades mais exigentes em conhecimento e contribuem para reforçar a capacidade competitiva das empresas.
Resposta de Fernando Medina, Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, ao JN, Suplemento as 1.000 + rentáveis 2006
Aprender é, acima de tudo e em primeira linha, uma realização e um enorme prazer pessoal. Quando se pensa assim, a aprendizagem é um acto voluntário e desnecessário se torna falar de mensagens para "convencimento". A verdade é que nem todos pensamnos daquele modo (ainda bem ou isto seria uma monotonia). :-)
Aprender para viver.
O Saber é um Mundo sem limites.